Mundo

Ucrânia destaca reforço na segurança da Europa

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que o mundo confia na liderança dos Estados Unidos e espera que se mantenha firme no apoio para preservar a liberdade e segurança da Europa, em reação à aprovação no Senado norte-americano de um projecto de Lei superior a 55 mil milhões de euros.

15/02/2024  Última atualização 12H30

"Isto contribui, verdadeiramente, para a nossa confiança e motivação", considerou o Chefe de Estado ucraniano na terça-feira. Zelensky referiu que a decisão do Senado reflecte uma posição "para a qual trabalhámos arduamente”. Acrescentou: "É uma decisão que era aguardada não só por nós, mas por muitas outras nações, particularmente na Europa”, disse, citando pelo Notícias ao Minuto.

O montante, superior a 55 mil milhões de euros e destina-se à aquisição de equipamento de defesa fabricados nos Estados Unidos da América, incluindo munições e sistemas de defesa aérea. O pacote inclui ainda 7 mil milhões de euros para ajuda humanitária a civis, que segundo Zelensky, vão "ajudar a salvar vidas humanas do terror russo" na Ucrânia.

Embora tenha conseguido passar no Senado norte-americano, o futuro deste projecto de Lei ainda é incerto, uma vez que precisa da 'luz verde' da Câmara dos Representantes. Os republicanos, que têm a maioria na Câmara dos Representantes e que estão alinhados com Donald Trump, há meses que se opõem a mais financiamento para a Ucrânia na guerra contra a Rússia.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, voltou a apelar na terça-feira à Câmara dos Representantes para que aprove rapidamente a ajuda à Ucrânia. "Não podemos esperar mais. Se não nos levantarmos contra os tiranos que procuram conquistar ou dividir o território dos seus vizinhos, as consequências para a segurança nacional americana serão consideráveis", lê-se num memorando assinado pelo Chefe de Estado norte-americano.

Drones produzidos em Kiev podem atingir Moscovo

A Ucrânia está a planear aumentar a produção de drones de longo alcance que podem atacar alvos em Moscovo e São Petersburgo, afirmou o Vice-Primeiro-Ministro ucraniano, Mykhailo Fedorov, esta terça-feira.

"A categoria de drones kamikaze de longo alcance está a crescer, com um alcance de 300, 500, 700 e 1.000 quilómetros. Há dois anos, esta categoria não existia de todo", afirmou Fedorov numa entrevista à agência Reuters, a partir da capital ucraniana, Kiev.

Nas últimas semanas, a Ucrânia tem efectuado diversos ataques com drones a instalações petrolíferas russas. Segundo Federov, esse é o reflexo do progresso do Governo na rápida desregulamentação do mercado de drones e no aumento do financiamento para o mesmo, com o Estado a actuar como um investidor de risco.

O governo ucraniano atribuiu cerca de 2,5 milhões de dólares (cerca de 2,3 milhões de euros) a novas empresas de tecnologia militar no ano passado, estando previsto um aumento de dez vezes do financiamento este ano.

Ataque russo em Selydove

Três pessoas morreram ontem e 12 ficaram feridas durante bombardeamentos russos contra a cidade de Selydove, perto de Donetsk, no Leste da Ucrânia, disseram as autoridades locais.

Os ataques atingiram nove edifícios de apartamentos, bem como o hospital da cidade, localizada a cerca de 20 quilómetros a Oeste da frente de batalha, afirmou o Conselho Municipal de Selydove na plataforma de mensagens Telegram.

Cerca de 100 pacientes do hospital danificado foram levados para outros centros em Pokrovsk e Myrnograd, acrescentou Vadym Filachkine no Telegram. Selydove, que tinha cerca de 21 mil habitantes antes da guerra, está localizada perto da cidade de Donetsk, ocupada pela Rússia desde 2014.

As defesas aéreas russas interceptaram seis drones ucranianos sobre o Mar Negro, dois sobre a região de Belgorod e um outro sobre Voronezh (ambas junto à fronteira com a Ucrânia), disse o Ministério da Defesa russo, citado pela agência de notícias Ria Novosti.

O governador da região de Belgorod, Vyacheslav Gladkov, disse que uma mulher ficou ferida e foi hospitalizada devido ao ataque dos drones ucranianos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo