Mundo

Ucrânia está preocupada com falhas na ajuda militar

A Ucrânia continua a mostrar preocupação pelas consecutivas falhas norte-americanas em aprovar um pacote de financeiro de ajuda aos esforços de guerra ucranianos contra a Rússia. Depois de em 2019 ter sido protagonista de uma disputa entre Joe Biden e Donald Trump, Zelensky volta a estar no olho do furacão nos Estados Unidos, num ano de eleição presidencial.

10/02/2024  Última atualização 13H15
Kiev, capital da Ucrânia, é visada com bombardeamentos © Fotografia por: DR

As constantes rejeições na tentativa de aprovar um pacote de ajuda financeiro para a Ucrânia estão a levar lentamente à perda de esperança por parte das autoridades ucranianas no esforço de guerra que desenvolvem, há perto de dois anos contra a Rússia.

O último pacote, avaliado em 60 mil milhões de dólares, foi chumbado pelos republicanos do Senado, num ano em que Donald Trump poderá garantir o regresso à presidência. Os que se encontram no campo de guerra dizem que o tempo que os norte-americanos estão a levar para aprovar a ajuda financeira está a provocar a uma clara desvantagem ucraniana no que diz respeito ao armamento.

Um dos principais conselheiros de Zelensky avisou que a Ucrânia está a chegar a um ponto em que não consegue delinear planos a longo prazo.

"Se percebermos que, nos próximos três a seis meses, vai haver um número particularmente alto de lançamento de mísseis de longo alcance, por exemplo, dá para planear as infra-estruturas que serão um alvo nos territórios ocupados. Quando nos sentamos aqui e vemos que estamos em déficit, e poucas certezas, apenas podemos lutar uma guerra defensiva, o que é um estimulante para a Rússia”, explicou Mykhail Podolyak.

A embaixadora norte-americana em Kiev, segundo apurou o Guardian também começa a mostrar alguma frustração pela indecisão política que está a ter lugar nos Estados Unidos. "Não há tempo a perder. A Ucrânia necessita da nossa assistência agora”, escreveu Bridget Brink na rede social

 Ajuda europeia não é suficiente

Sem acordo nos Estados Unidos para ajudar financeiramente a Ucrânia, a União Europeia conseguiu ultrapassar entraves colocados pela Hungria e Viktor Órban e aprovou recentemente um pacote de 50 mil milhões de euros para a Ucrânia. Um diplomata sedeado em Kiev explicou que sem os americanos a ajuda europeia de pouco valerá.

O presidente da organização americana Hope for Ukraine (Esperança pela Ucrânia) disse que o país se encontra numa situação difícil.

"Todos esperam que os Estados Unidos não nos desiluda e agora estamos numa fase muito complicada. As pessoas estão a perder esperança aos poucos. Não temos tempo para isto porque vemos o que está a acontecer na frente de guerra. Quanto mais tempo for dado aos russos para se armarem, mesmo que venha ajuda americana, quando vier, pode ser tarde demais”, declarou Yuriy Boyechko.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo