Mundo

UE pretende autorizar gastos de 1.5 biliões

A União Europeia pretende gastar um valor estimado em 1,5 bilião de euros para dar aos países-membros incentivos, a fim de impulsionarem a capacidade da indústria local no desenvolvimento de novas tecnologias.

07/03/2024  Última atualização 08H30
© Fotografia por: DR
A informação foi avançada, na terça-feira, pela Comissão Europeia, mediante uma proposta para conferir à Europa maior capacidade manobra na assistência à Ucrânia.   A instituição também propôs um programa-piloto para criar uma versão europeia do regime de vendas militares estrangeiras dos Estados Unidos, por meio do qual Washington ajuda outros governos a comprarem com empresas de armamento norte-americanas.

"Não temos um Pentágono em lugar nenhum. Não temos uma instituição que tenha uma forte capacidade de compra, que impulsione o mercado e impulsione a indústria. Mas temos que cooperar e coordenar", disse o chefe de política externa da UE, Josep Borrell.

No entanto, entre o início do conflito na Ucrânia, em Fevereiro de 2022, e Junho do ano passado, os membros da UE gastaram mais de 100 bilhões de euros em equipamento militar - 80% fora da zona do bloco, com mais de 60% destinados apenas aos Estados Unidos, segundo a Comissão Europeia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo