Política

UE quer alargar cooperação na formação de quadros

Elizandra Major

Jornalista

A União Europeia vai continuar a cooperar com Angola nas áreas de segurança alimentar, famílias vulneráveis e em questões sociais relativas a crianças desfavorecidas, mas também eleger outras áreas, garantiu, terça-feira, em Luanda, a embaixadora daquele bloco comunitário.

31/01/2024  Última atualização 10H20
© Fotografia por: DR

Rosário Bento Pais, que falava à imprensa no final de um encontro com a provedora de Justiça, Florbela Araújo, disse que a missão da União Europeia (UE) em Angola tem uma parceria com a Provedoria  de Justiça na protecção e promoção dos direitos humanos e pretende alargar essa cooperação para outras áreas, entre as quais o da Justiça, Defesa dos Direitos Humanos e Formação de Quadros.

Durante o encontro, a diplomata apresentou a visão geral dos projectos em carteira com as autoridades angolanas, com realce para matérias de governação e diversificação económica para o período de 2021 a 2027.

"Vim fazer uma visita de cortesia e abordar temas que são de interesse mútuo e da nossa parceria, no quadro do nosso Diálogo Conjunto que existe desde 2019, o chamado Caminho Conjunto, que tem áreas prioritárias”, realçou.

Tendo em conta os resultados alcançados no âmbito do "Diálogo Conjunto” com as autoridades angolanas, a UE tem a intenção de apoiar outros projectos junto da sociedade civil.

Por seu turno, a provedora de Justiça, Florbela Araújo, solicitou o apoio da União Europeia na materialização das audiências virtuais em todo o país, com o objectivo de divulgar, cada vez mais, o papel do provedor de Justiça na defesa dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos.

Florbela Araújo ressaltou, também, a necessidade de formação dos quadros da Provedoria de Justiça em matérias de tramitação processual e de comunicação. "Reconhecemos que ainda há quadros da Provedoria de Justiça que têm alguma dificuldade no tratamento das reclamações e questões relacionadas com os direitos humanos”, admitiu.

A jurista anunciou, ainda para este ano, a extensão dos serviços da Provedoria de Justiça às províncias da Lunda-Sul, Moxico, Bié, Cuanza-Sul e Zaire. Durante o primeiro semestre deste ano, adiantou, deverão ser equipadas as instalações, enquanto se aguarda pela abertura de um concurso público para a admissão de novos quadros.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política