Cultura

Uhenha de Candembe vence desfile na Lunda-Sul

Adão Diogo | Saurimo

O grupo Uhenha de Candembe, na classe de adultos, venceu, ontem, com 560 pontos, a edição 2024 do Carnaval na Lunda-Sul, superando as outras nove agremiações que participaram no desfile provincial realizado no Largo 1º de Maio, na cidade de Saurimo.

14/02/2024  Última atualização 13H35
Exibição do Uhenha de Candembe convenceu o corpo de júri © Fotografia por: Kamuanga Júlia | edições novembro

O vencedor na categoria de adultos embolsou o valor de um milhão e duzentos mil kwanzas. Com 519 pontos, o grupo Komoqueno de Muconda, que ocupou a segunda posição, recebeu o valor de um milhão de kwanza. Pela conquista do terceiro lugar, o grupo Ulengo, do município de Dala, levou para a casa 800 mil kwanzas.

Todos os participantes na festa do Entrudo receberam, cada um, um diploma de mérito e um montante de 100 mil kwanzas.

Na classe infantil,  o grupo Txiza Sonhi, com 681 pontos, ficou na primeira posição e recebeu como prémio o valor de um milhão kwanzas. Na segunda e terceira posições ficaram os grupos Brilho de Saurimo e Funga Txaco, que tiveram direito a 800 mil e 600 mil kwanzas, respectivamente.

À semelhança dos adultos, todo os participantes da classe infantil receberam diploma de mérito e 50 mil kwanzas pela participação.

Na ocasião, o governador da Lunda-Sul, Daniel Neto, ressaltou o nível de organização e o trabalho positivo realizado pelo júri.

Os foliões esbanjaram através das danças tchianda, macopo e meeting parte do rico "arsenal” da cultura da região. Os movimentos sincronizados provaram o esforço no trabalho realizado durante meses. Os grupos exibiram a imagem de  Samanhonga (O Pensador) e artefactos de pesca e caça, além de desfilarem com vários produtos agrícolas para espelhar o quotidiano no meio rural.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura