Cultura

Uhenha e Brilhos de Saurimo vencem em adultos e infantis

Kamuanga Júlia | Saurimo

Jornalista

O grupo Uhenha na categoria de adultos, do bairro Candembe, em Saurimo, venceu, terça-feira, com 347 votos, a edição 2024 do Carnaval, durante um desfile em que participaram dez agremiações.

08/02/2024  Última atualização 14H05
Grupo Unhenha venceu desfile municipal em Saurimo © Fotografia por: Kamuanga Júlia | Edições Novembro
A organização, letra, melodia, coreografia, indumentária e  outros itens pesaram na decisão dos votos atribuídos pelo júri a cada grupo concorrente. Os foliões exibiram todo o seu potencial, atraindo olhares curiosos e manifestações de apoio da plateia, da qual despontou a presença da administradora em exercício, Francisca Manganda.

Com 317 pontos, o grupo Samanhonga ocupou a segunda posição, justificando o esforço de cinco meses de preparação. O montante em prémios em função da classificação e categoria ficou, pela primeira vez, no "segredo dos deuses” .

Na classe infantil, o primeiro lugar foi conquistado pelo grupo "Brilhos de Saurimo, que somou 337 pontos”. "Ene Manhonga” vai receber o prémio por conquistar o segundo lugar, com 311 pontos.

E na sua primeira participação no evento, o grupo carnavalesco da comuna de Mona-Quimbundo, da classe de adultos, com mais de 50 integrantes, ficou na terceira posição, com 280 pontos merecidos, pelos géneros de música e  dança Txianda, com uma alegoria  a ilustrar a estátua Samanhonga, representada por um menino pintado a preto e inerte como uma múmia.

Satisfeito com a vitória, o representante do Uhenha, Cambanje Vasco, agradeceu o esforço dos 70 integrantes do grupo por mostrar o resultado de oito meses de preparação. Para a próxima Edição promete marcar a diferença com um leque de condimentos para prestigiar o evento e justificar a  conquista.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura