Sociedade

Uíge: Puri regista 11 casos de fuga à paternidade

Valter Gomes| Uíge

O Gabinete Municipal do Puri (Uíge) da Acção Social, Família e Igualdade de Género registou, nos últimos cinco meses, 11 casos de fuga à paternidade, situação que preocupa as autoridades locais.

25/02/2024  Última atualização 10H00
© Fotografia por: DR

A directora do Gabinete Municipal da Acção Social, Família e Igualdade de Género disse, ontem, ao Jornal de Angola, que os implicados têm idades compreendidas entre 20 e 30 anos.

Janete Nzumba Fiocoso acrescentou que vários progenitores não cumprem com as suas responsabilidades paternais por vários motivos, entre os quais se destacam o fraco poder económico.

"Estamos preocupados com esta situação, que, nos últimos meses, está a ganhar contornos alarmantes. A situação, além de embaraçar a educação das crianças, tem impacto negativo nas famílias, que, em alguns casos, ficam desestruturadas”, realçou.

As queixas recebidas em relação à fuga à paternidade, explicou, foram resolvidas com o apoio do Gabinete Provincial da Acção Social.

"Exigimos aos pais a assumirem as suas responsabilidades paternais, garantindo educação, saúde, alimentação, vestuário, registo civil e habitação condigna. Na ausência destes elementos, a legislação prevê medidas sancionatórias”, referiu, tendo sublinhado que os 11 casos de fuga à paternidade registados representam um aumento significativo em relação ao período precedente, sem, contudo, ter mencionado o número de ocorrências.

O Gabinete Municipal da Acção Social, Família e Igualdade de Género, sublinhou, tem vindo a realizar palestras nas comunidades, no sentido de lembrar às famílias, sobretudo aos jovens, as consequências do abandono de crianças, bem como o seu impacto nas famílias.

"Nestas acções, estamos, também, a envolver as igrejas e autoridades tradicionais, enquanto parceiros directos do Estado”, disse Janete Nzumba, que, por último, exortou as mulheres, principalmente as jovens, a evitarem ter vários parceiros, sob pena de, em caso de gravidez, não terem a certeza do seu autor. O Púri fica 90 quilómetros a Norte da cidade do Uíge e conta com 65 aldeias e 49.145 habitantes, segundo dados do último Censo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade