Mundo

União Africana apela diálogo entre CEDEAO e Estados liderados pelas juntas

JA Online

A União Africana (UA) apelou, na terça-feira, ao diálogo entre a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e os países liderados pela junta do Níger, Mali e Burkina Faso, que se retiraram do bloco regional.

31/01/2024  Última atualização 15H41
Presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat © Fotografia por: Direito Reservado

"O Presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, tomou conhecimento com profundo pesar do anúncio da retirada do Mali, do Níger e do Burkina Faso da CEDEAO", afirmou a UA num comunicado, citado pela Reuters.

Moussa Faki instou os líderes regionais a intensificarem o diálogo entre a liderança da CEDEAO e os três países  e disse que a UA estava disponível para ajudar.

Os Ministérios dos Negócios Estrangeiros do Burkina Faso, do Mali e do Níger notificaram formalmente a Comissão da CEDEAO da decisão de abandonar o bloco em avisos escritos datados de 29 de Janeiro.

De acordo com o tratado do bloco, os estados membros que desejam se retirar devem avisar por escrito com um ano de antecedência. Assim, a decisão de sair do bloco de 15 membros ainda poderá levar algum tempo a ser implementada, abrindo uma porta para negociações.

O anúncio feito, no domingo, pelas juntas e foi considerado um obstáculo para os esforços da integração regional do bloco, depois de os ter suspendido após os golpes de estado, refere a mesma fonte. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo