Mundo

União Europeia apoia turismo em Cabo Verde

A delegação da União Europeia em Cabo Verde e três associações assinaram, ontem, contratos de financiamento de 2,75 milhões de euros para promover actividades turísticas em áreas protegidas que garantam rendimento para os seus habitantes.

02/02/2024  Última atualização 12H35
© Fotografia por: DR

"As organizações da sociedade civil que vão ser contratadas vão apresentar os respectivos planos de trabalho", explicou a embaixadora Carla Grijó, considerando que "o importante é que as atividades a desenvolver tenham um cariz multiplicador".

"O que nos interessa é gerar actividades que sejam sustentáveis, que criem oportunidades de rendimento para as populações que ali existem", explicou, citada pela Lusa, ao falar de paisagens do arquipélago pouco exploradas, em comparação com as praias que concentram quase todos os turistas estrangeiros. O financiamento abrange projectos para as ilhas menos visitadas de Santo Antão, São Nicolau e Fogo, a serem executados pela Associação Amigos da Natureza (em Santo Antão), Associação de Desenvolvimento do Património de Mértola (em Santo Antão e São Nicolau), e COSPE (ilha do Fogo).

As ideias apresentadas pelas associações para aplicar as verbas, nos próximos anos, abrangem diversas áreas, como promoção de alojamento local ou criação de miradouros, mas, também, cursos de pós-graduação e criação da marca Natural.cv. Uma das associações destaca também, a necessidade de garantir a segurança alimentar das comunidades que vivem dentro das áreas protegidas.

Há ainda alguns estudos previstos, por exemplo, para explorar o potencial de criação de um geoparque ou a viabilidade de comercialização de créditos de carbono.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo