Mundo

União Europeia aprova financiamento à Ucrânia

Os líderes da União Europeia (UE) chegaram a um acordo sobre a atribuição de 50 mil milhões de euros como parte da assistência macrofinanceira à Ucrânia, disse ontem, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

02/02/2024  Última atualização 12H20
Charles Michel diz que ajuda a Kiev é de longo prazo © Fotografia por: DR

"Todos os 27 líderes concordaram com um pacote de apoio adicional de 50 mil milhões de euros para a Ucrânia no âmbito do orçamento da UE. Isso garante um financiamento constante, a longo prazo e previsível para a Ucrânia. Estamos a assumir a liderança e a responsabilidade no apoio à Ucrânia; sabemos o que está em jogo", escreveu Michel no X (anteriormente Twitter).

De acordo com o The Guardian, o Conselho Europeu vai realizar todos os anos um debate sobre a implementação do mecanismo para a Ucrânia e vai convidar a Comissão Europeia a apresentar uma proposta para a sua revisão dentro de dois anos, se necessário for.

Entretanto, a Reuters informou, citando um diplomata europeu, que os fundos da UE para a Hungria - crítica à ajuda indiscriminada à Kiev desejada por alguns integrantes do bloco — vão permanecer congelados depois de Budapeste também ter concordado com a atribuição de assistência à Ucrânia.

Na terça-feira, o Financial Times (FT) divulgou a descoberta de um documento que ameaçava perturbar a economia da Hungria caso Budapeste vetasse a ajuda do bloco à Ucrânia durante a reunião de ontem.

O Primeiro-Ministro húngaro, Viktor Orbán, chegou a dizer que não duvidava de que a UE fosse capaz de minar a economia do país em detrimento de um acordo em prol da Ucrânia, mas que tal acção deliberada significaria o "Armagedom" para Budapeste, cita a imprensa brasileira.

Em Dezembro de 2023, a Hungria vetou a ampliação do orçamento da UE para 2024-2027 para acomodar 50 mil milhões em ajuda macrofinanceira à Ucrânia. Na ocasião, o presidente do Conselho Europeu disse aos jornalistas que esperava que os líderes da UE aprovassem por unanimidade a ajuda financeira à Ucrânia no início de 2024.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo