Cultura

União Independentes do Kingungo vence prémio do Carnaval no Bengo

Edvaldo Lemos e Alfredo Ferreira | Caxito

O grupo União Independentes do Kingungo, representante do município do Dande, venceu, terça-feira, em Caxito, a edição 2024 do Carnaval, cujo desfile realizou-se no Largo da Ingamba, ao somar 210 pontos.

15/02/2024  Última atualização 11H20
Conquista do primeiro lugar pelo União Independentes do Kingungo é fruto de um trabalho árduo dos integrantes do grupo © Fotografia por: Edmundo Eucílio | EDIÇÕES NOVEMBRO

O grupo União Dimatekeno, do município do Nambuangongo,  com 195 pontos, ficou em segundo lugar, enquanto o terceiro lugar foi ocupado pelo União Etu Twiza, do Bairro Kijoão Mendes (Caxito/Dande), com 192.

Nos lugares subsequentes ficaram em quarto, com 189 pontos, o grupo Rainha Njinga Mandi, do Bairro da Mifuma (Caxito/Dande) e na quinta posição, com 187 ponto, ficou o grupo carnavalesco União Quimbelembele, do município do Ambriz.

Foi uma tarde de muita alegria, cor e entusiasmo, de baixo de um sol intenso e calor sufocante, que os grupos foram dominados pela vontade ilimitada de dançar o Carnaval e o brilho tomou conta da festa.

O Largo do Ingamba teve uma multidão bastante considerável, jamais vista, vinda de todos os municípios da província, cada um trajado da sua maneira, dançando as canções que retrataram os seus modos de vida.

Os grupos dançaram ao ritmo do semba e kazukuta, as músicas interpretadas transmitiam mensagens de esperança e a necessidade de se apostar, cada vez mais, na agricultura, no combate à delinquência juvenil e no empoderamento da mulher.

A edição 2024 do Carnaval provincial de adultos no Bengo teve a participação de todos os seis municípios, num total de 11 grupos.

Classe infantil

O grupo carnavalesco Etu-Twiza do Kijão Mendes, fundado a 9 de Setembro de 2009, sagrou-se vencedor, segunda-feira, pela segunda vez, do Carnaval, de 2024, na província do Bengo, na classe infantil ao totalizar 186 pontos.

Na segunda posição ficou o grupo carnavalesco Cassulinha da Rainha Njinga Mbande com 169 pontos e União Jovens Independentes do Kingungo, na terceira posição com um total de 163 pontos.

O primeiro classificado recebeu um prémio de setecentos e cinquenta mil kwanzas. O segundo classificado quinhentos mil, e o terceiro um valor de trezentos e cinquenta mil kwanzas.

O grupo Cassulinha da Rainha Njinga Mbande, venceu, igualmente, na categoria de melhor bandeira. O União Jovens Independentes do Kingungo ficou com a melhor canção. O quarto classificado foi o grupo Maringa do Caboxa de Bula Bunda, com 159 pontos.

A quinta posição ficou com o Sagrada Esperança, com 115 pontos, enquanto que o sexto classificado foi o grupo carnavalesco Kiba dos Camponeses, com 100 pontos. Estes últimos não apresentaram o carro alegórico, o que teve influência negativa na pontuação final.

Após a divulgação dos resultados pelo presidente do júri, Nzisainga Raul, o representante do grupo carnavalesco Etu-Twiza do Kijão Mendes, Max Panda manifestou a sua satisfação pelo segundo título na classe infantil, apesar do pouco tempo de preparação.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura