Política

UNITA agradece militantes pelos resultados de 2022

Pedro Vicente | Cabinda

Jornalista

O presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, agradeceu, sábado, aos militantes na província de Cabinda pelo número de votos depositados nas últimas eleições gerais, realizadas em Agosto de 2022, que permitiu ao partido ganhar quatro deputados naquela região Norte do país.

04/02/2024  Última atualização 07H47
Líder da UNITA cumpre visita na província mais a Norte do país © Fotografia por: António Soares|Edições Novembro|Cabinda

Para o líder do partido do "Galo Negro”, o voto de confiança dos militantes e simpatizantes do partido, em 2022, fez renascer a esperança em relação à alternância do poder.

Durante o comício, Adalberto Costa Júnior fez um recuo às ocorrências das últimas eleições, tendo reconhecido o bom trabalho prestado pela Polícia Nacional, facto que diz ter permitido a realização de um pleito eleitoral com tranquilidade.

O presidente da UNITA aproveitou a ocasião para exortar os cidadãos em Cabinda a adoptar uma postura correcta, sobretudo nos eventos eleitorais. "Aqui, em Angola, ninguém mais quer guerra”, afirmou.

A questão relativa às eleições autárquicas, a continuação da Frente Patriótica Unida na agenda política da UNITA, a riqueza dos solos de Cabinda e os 50 anos da Independência Nacional, a assinalar-se a 11 Novembro do próximo ano, foram outros assuntos abordados no discurso.


Saudação dos Bakama do Tchizo

Antes do acto político de massas, o presidente do "Galo Negro”, acompanhado de outros membros do partido, foi recebido pelos Bakama do Tchizo, numa cerimónia solene por parte dos representante do "centro do poder tradicional cabindense”, acto que é concedido às altas individualidades ou pessoas da nobreza que visitam a província.  

Agenda de Trabalhos

O presidente da UNITA está em Cabinda desde o princípio da tarde de sexta-feira, devendo prosseguir, hoje, a  intensa jornada político/partidária de quatro dias, para aferir a situação política do partido na província.

Momentos após a chegada, Adalberto Costa Júnior foi recebido, em audiência, pelo vice-governador para o sector Político e Social, Miguel dos Santos de Oliveira, com quem abordou aspectos relativos à sua presença em Cabinda e à situação da província, nos mais variados domínios.

O presidente da UNITA manteve, igualmente, um encontro de cortesia com o bispo da Diocese de Cabinda, Dom Belmiro Tchissengueti, tendo com o prelado da Igreja Católica passado em revista a situação social da província.

Adalberto Costa Júnior reuniu-se, também, com a sociedade civil cabindense, no Centro Cultural Chiloango. O encontro foi bastante concorrido, tendo o líder do partido do "Galo Negro” aproveitado para trocar impressões com os presentes, na maioria jovens cidadãos.

À saída do encontro com o prelado católico, em declarações à imprensa, Adalberto Costa Júnior manifestou-se satisfeito com a viagem que fez, usando a via marítima, através de um catamarã na via Soyo-Cabinda.

Adalberto Costa Júnior disse ter sido uma viagem bastante agradável e de se "repetir”, na medida em que o meio de transporte marítimo possui boas condições de acomodação, e é mais económico.

Na ocasião, o político sugeriu à empresa gestora o aumento das frequências de transportação, por ser uma via bastante rentável, não só para o próprio Estado, mas também para os cidadãos. "E assim ganhamos todos nós”, disse.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política