Política

UNITA avalia exercício das estruturas de base

A mobilização de militantes para as autarquias dominou, em Malanje, a IV Reunião Ordinária do Comité Provincial da UNITA, realizada com objectivo de avaliar o funcionamento das estruturas de base do partido, o grau de cumprimento dos programas concebidos, e aprimorar os métodos de execução das tarefas preconizadas.

20/03/2024  Última atualização 08H25
© Fotografia por: DR

Na abertura do encontro, realizado sábado, o secretário provincial da UNITA, Mardanês Calunga, insistiu na necessidade da institucionalização das autarquias locais.

O político considerou que as autarquias constituem a oportunidade de as comunidades poderem, por si só, administrar os seus problemas.

O processo autárquico, disse o político, estimula a participação dos cidadãos, sublinhando que a Constituição da República prevê, para além do Estado, outra pessoa colectiva a dividir os recursos para administrar e resolver os problemas das comunidades.

Mardanês Calunga defendeu, ainda, um maior controlo da inflação, que concorre para a subida dos preços da cesta básica, bem como mais acções tendentes à melhoria dos serviços sociais básicos à população.

Cunene

O secretário provincial do partido do "galo negro” nao Cunene, Torga Pangeiko, apelou, em Ondjiva, ao Governo, a primar pelo diálogo construtivo, de forma a encontrar solução para evitar as consequências da anunciada greve pelas centrais sindicais.

Torga Pangeiko, que falava por ocasião das comemorações dos 58 anos da fundação do partido, assinalados a 13 de Março, afirmou que a UNITA está solidária com as centrais sindicais, tendo considerado as reivindicações de legítimas e proposto ao Executivo a primar pelo diálogo consensual, de forma a evitar a paralização de serviços.

O responsável da UNITA referiu que o partido reafirma a sua determinação em unir esforços, para a institucionalização das autarquias locais, como o melhor caminho para se pôr cobro ao distanciamento entre governados e governantes.

"Exigimos a realização das autarquias locais, em simultâneo, em todo o país”, afirmou.


Venâncio Victor | Malanje Adelaide Mualimusi | Ondjiva

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política