Política

UNITA realiza consulta pública sobre autarquias

Maximino Filipe | Benguela André Brandão | Ndalatando

Jornalistas

Os deputados do grupo parlamentar da UNITA trabalham desde terça-feira, em Benguela, no âmbito do processo de auscultação junto das comunidades, para consolidação do seu projecto de lei orgânica sobre a institucionalização das autarquias.

11/04/2024  Última atualização 07H35
Deputados enalteceram encontro com as autoridades © Fotografia por: Fernando Oliveira | Edições Novembro
O presidente do grupo parlamentar,  Liberty Chiaka, explicou que o seu partido entendeu que não se podia dar entrada ao projecto de lei orgânica do grupo parlamentar do seu se partido, sem fazer a devida auscultação pública.

 "Fizemos esse processo entre 4 de Março a 5 de Abril, oficialmente, o prazo está terminando. Recebemos várias contribuições, mas não gostaríamos de terminar esta fase de auscultação com o contacto directo com as pessoas. É o que nos move para Benguela”, informou, acrescentando que a agenda de auscultação foi apresentada ao Governo Provincial.

Liberty Chiaka enalteceu o encontro com as autoridades governamentais locais que permitiu aos deputados da bancada da UNITA, inteirar-se das várias questões, sobretudo no domínio da saúde, agricultura, formação da juventude, habitação, educação, entre outros.

Depois do encontro com os membros do governo provincial da Huíla, os deputados da UNITA encontraram-se com o bispo da Diocese de Benguela, Dom António Jaka. Dom António Jaka disse que é importante conhecer as necessidades das populações e fazer melhor possível enquanto partido da oposição.

De acordo com aquele prelado católico, enquanto partido na oposição, o trabalho é mesmo fazer com que as instituições do Estado funcionem. "Sem partidos políticos não há democracia”, disse.

A delegação de deputados, trabalha na província de Benguela, até ao dia 13 de Abril, onde, entre vários assuntos, vai manter contacto com os feirantes da praça 3 de Abril, líderes das organizações da sociedade, igrejas e militantes do partido.

Contribuições no Cuanza-Norte

Na mesma senda, os parlamentares da UNITA trabalham igualmente, na província do Cuanza-Norte, para colher opiniões e contribuições da sociedade civil e das igrejas em matéria sobre a institucionalização efectiva das autarquias em Angola.

As atividades, com a duração de cinco dias, começaram em Ndalatando e vai se estender no Dondo, sede municipal de Cambambe.

Na agenda dos deputados, constam também visitas aos mercados informais do bairro Catome de Cima e do 04 de Fevereiro, localizado nas mediações da periferia do Lenga-Lenga, encontro com os quadros da UNITA, PRAJA e BD, auscultação com os sindicatos dos professores, médicos, enfermeiros e a população sobre a iniciativa legislativa do GPU da UNITA para a institucionalização efectiva das autarquias locais.

Na ocasião, o coordenador do grupo, deputado Xavier Jaime Manuel, explicou que estão no Cuanza-Norte a dar a conhecer às populações as linhas de força da iniciativa do grupo parlamentar da UNITA sobre a institucionalização efectiva das autarquias em Angola.

Acrescentou que depois de algum tempo de desentendimento dos grupos parlamentares sobre, a efectivação das autarquias, os membros da UNITA chegaram a conclusão de que seria necessário trazer esta iniciativa às comunidades para a conhecer as vantagens e benefícios desta proposta.

Por sua vez, o Vigário Geral da Diocese de Ndalatando, Padre Murua Clemente, disse que tem a proximidade de todos aquele que governam e a UNITA também faz parte, que durante os trabalhos é importante que escutem as preocupações dos cidadãos e das comunidades que ajudam a mudar o sistema de governação.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política