Mundo

Valores europeus estão “sob ataque” da direita

O Primeiro-Ministro português, António Costa, disse, sábado, que o projecto europeu, baseado em valores como a solidariedade e a coesão, está “sob ataque” da direita, incluindo a tradicionalmente mais moderada, “que se deixa condicionar pelo populismo”.

18/02/2024  Última atualização 07H15
António Costa distinguido pelo Partido Socialista da Catalunha © Fotografia por: DR
"Somos defensores de uma Europa mais unida, mais solidária, mais social, mais coesa, mais aberta ao mundo, mais alargada e mais aprofundada. Esta nossa visão da Europa está sob ataque da direita populista, mas também da direita democrática que se deixa condicionar pelo populismo”, disse António Costa, em Barcelona, onde recebeu, ontem, o Prémio para os Valores Europeus do Partido Socialista da Catalunha (PSC).

O líder do Governo e ex-secretário-geral do Partido Socialista (PS) defendeu que, "perante as ameaças globais”, e ao contrário do que pretende o populismo, a resposta é "mais Europa”, nomeadamente, "mais solidariedade”, investimento em inovação e emprego, reforço dos laços da União Europeia com os outros continentes, aposta no alargamento do bloco comunitário (à Ucrânia e aos Balcãs Ocidentais) ou aprofundamento do projecto de integração "para garantir a paz”.

"Perante os receios, a ansiedade, a incerteza” de desafios como a globalização, as transições digital e climática ou a ameaça da guerra, "a resposta não é o discurso do medo do discurso das direitas, mas as políticas que reforçam a confiança”, acrescentou António Costa, considerando que "esta é a grande diferença” entre a esquerda e a direita europeia, neste momento.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo