Regiões

Vandalização deixa bairro do Cuanza-Sul às escuras

Casimiro José| Sumbe

Os habitantes do bairro de Calele, afecto ao município de Porto-Amboim, no Cuanza-Sul, estão privados de energia eléctrica, em consequência do acto de vandalismo, de torres de baixa tensão, protagonizado por indivíduos ainda não identificados, na madrugada da última segunda-feira, anunciou, terça-feira, o director provincial da Empresa Nacional de Distribuição de Energia (ENDE).

07/02/2024  Última atualização 08H54
O Serviço de Investigação Criminal está a trabalhar para deter os autores deste crime © Fotografia por: DR

Domingos Bambi disse que as torres vandalizadas sustentam a linha de transporte de energia eléctrica, entre a cidade de Porto-Amboim à localidade de Longa. O acto de vandalização, explicou, deixou sem funcionamento sete Postos de Transformação.

"Registamos a falta de tensão na linha e quando decidimos fazer uma ronda para averiguar as razões deparamos com a queda das torres sem as componentes que as suportam, em especial as cantoneiras de suporte. A situação é preocupante e carece de intervenção imediata”, disse.

De acordo com o director provincial da ENDE, a situação foi participada ao Serviço de Investigação Criminal (SIC), que está a trabalhar para deter os autores da acção, que considerou bárbara.

Em relação às motivações dos meliantes, Domingos Bambi apontou a comercialização do produto ferroso como a principal causa da "perseguição” dos equipamentos eléctricos, acto que põe em causa o sistema de fornecimento de energia eléctrica.

"Estamos preocupados com a constante onda de destruição dos equipamentos do sector eléctrico, que muitos cidadãos, na ânsia do lucro fácil, praticam, colocando em causa o esforço do Executivo, para a melhoria das condições sociais básicas das comunidades”, realçou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões