Cultura

Vencedores recebem prémios e prometem muito mais trabalho

Os prémios dos três grupos melhor classificados das classes A, B (adultos) e infantil do Carnaval de Luanda de 2024, que decorreu nos dias 10, 11 e 12 do corrente mês, na Marginal da Praia do Bispo, foram entregues, sábado, às 10h00, numa cerimónia realizada no Palácio de Ferro, na baixa da capital do país.

18/02/2024  Última atualização 11H20
Membros do União Recreativo do Kilamba recebem o prémio © Fotografia por: Edições Novembro

Os grupos receberam os prémios em cheques. Os três primeiros vencedores de cada categoria ofereceram aos presentes alghumas exibições.  Na cerimónia, os primeiros premiados foram os vencedores da classe infantil, seguindo-se os da B e da classe A. O Recreativo Kilamba, do Distrito Urbano do Rangel, vencedor do Carnaval de Luanda, com 898 pontos, pelo desempenho no desfile central realizado na segunda-feira, recebeu a quantia de 15 milhões de kwanzas como prémio de primeiro classificado.

O segundo lugar foi atribuído ao União Mundo da Ilha, com 864 pontos. Como prémio, recebeu dez milhões de kwanzas. O terceiro lugar foi conquistado pelo União Kiela, com 790 pontos. Pelo seu desempenho recebeu a quantia de cinco milhões de kwanzas.

Na classe B, também de adultos, o grupo vencedor foi o União Etu Mudietu, do Distrito Urbano do Sambizanga, com 852 pontos. Pela sua actuação, recebeu a quantia de cinco milhões de kwanzas. Em  segundo lugar ficou o União 10 de Dezembro, da Maianga. Pela posição ocupada, recebeu a quantia de três milhões de kwanzas, enquanto o União Twabixila, do município de Viana, recebeu dois milhões de kwanzas.

Na classe infantil, o grande vencedor foi o grupo os Cassules Viveiros de Njinga Mbande, do município de Viana, com um total de 882 pontos. Pelo desempenho, recebeu oito milhões de kwanzas. O segundo classificado foi o grupo Cassules dos Jovens da Cacimba, com 786 pontos. Como prémio recebeu seis milhões de kwanzas, e em terceiro lugar ficou o grupo Cassules Amazonas do Prenda, com 743 pontos, distinguido com quatro milhões de kwanzas.

 
"Faltou o fair play dos adversários”

O vice-governador da província de Luanda Manuel Gonçalves informou, ontem,  que na próxima semana o governador da província de Luanda, Manuel Homem, vai exarar um despacho para a criação da Comissão Preparatória do Carnaval de Luanda, edição de 2025, para a celebração dos 50 anos da Independência Nacional.

Manuel Gonçalves endereçou uma palavra de conforto e alento aos grupos carnavalescos e referiu existir a necessidade de um maior investimento dos grupos, porque os desfiles têm a essência nas agremiações carnavalescas. "Apelamos à Associação Provincial do Carnaval de Luanda a trabalhar junto das agremiações para se melhorar as próximas edições do Carnaval”.

Manuel Gonçalves alertou aos grupos para a "desconstrução da ideia de que quando perdemos, fazemos sempre confusão”. Segundo o governante, a forma negativa como muitos grupos se compartam em nunca aceitar os resultados com fair play deve ser revista.

Manuel Gonçalves aconselhou os grupos a começarem a preparar-se com alguma antecedência e não ficarem somente à espera dos subsídios de preparação. "Os grupos carnavalescos podem antecipadamente preparar as canções e o enredo meses antes, para que se possa fazer o trabalho de divulgação dos temas”.

Manuel Gonçalves disse ainda que o Governo Provincial de Luanda (GPL) está a preparar, para o mês de Abril, o terceiro encontro do Carnaval de Luanda, durante o qual vão ser discutidos todos os aspectos de organização. "Existem muitas pessoas com ideias produtivas que vão poder deixar o contributo para se melhorar a produção e realização da maior manifestação cultural do país”, destacou.   

Na vida, segundo Manuel Gonçalves, "devemos ganhar com respeito e perder com dignidade”, o que pensa que deveria ser o comportamento de alguns dos adversários. Embora reconheça ser "normal” exaltar os ânimos, aconselhou aos que não ganharam a terem uma postura civilizada e pacífica.

Revoltada, a comandante Maravilha Dias dos Santos contestou e recusou aceitar os resultados, mostrando-se insatisfeita com a classificação atribuída ao União Recreativo Kilamba. Como forma de protesto, não houve ontem, no Palácio de Ferro, nenhum representante do grupo União Kiela, terceiro classificado, na cerimónia de entrega dos prémios.   


Valores são considerados insuficientes para os gastos

Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, o comandante emérito e membro de direcção do grupo União Recreativo Kilamba (URK), Poly Rocha, disse estar satisfeito pela conquista do prémio de primeiro classificado, que considerou  fruto de muito trabalho e dedicação dos integrantes do grupo.

Poly Rocha destacou que, apesar dos 15 milhões não serem suficientes para as necessidades do grupo, ainda assim é uma forma de motivar os grupos a continuarem a trabalhar para manter a festa do povo mais competitiva. Com os 15 milhões, explicou, serão pagas algumas dívidas contraídas pelo grupo e minimizar as situações de logística e indumentária. "Temos noção de que os valores ainda são insuficientes pelos gastos que são feitos ao longo da preparação do grupo. Gastamos anualmente mais de 30 milhões de kwanzas para nos apresentarmos bem e continuar a valorizar a matriz cultural do Carnaval de Luanda”, disse.

Por sua vez, o presidente do União Mundo da Ilha, António Custódio, manifestou satisfação pela conquista do segundo lugar. "Não estivemos bem na última edição, porque ficamos em sétimo lugar,

 procuramos melhorar e corrigir as falhas este ano. Trabalhamos e conseguimos o segundo lugar”, disse.

Alice André |

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura