Sociedade

Veterinários no Cunene estão em estado de alerta

Elautério Silipuleni | Ondjiva

Jornalista

O Governo da Província do Cunene (GPC) está a redobrar a vigilância para o controlo de eventuais casos de Peste Suína Africana, após a ocorrência de focos da doença nos municípios da Humpata e da Chibia, na vizinha província da Huíla, afirmou, ontem, em Ondjiva, o chefe de Departamento do Serviço Veterinário.

13/03/2024  Última atualização 11H32
Controlo de eventuais casos de Peste Suína Africana © Fotografia por: DR

Cláudio Simão explicou que, para se evitar a entrada da doença na província do Cunene, as autoridades decretaram restrições na comercialização, mobilidade e consumo de carne de porco, proveniente da província da Huíla.

"Estamos a trabalhar na sensibilização dos comerciantes destes animais, para evitar a comercialização da carne de porco proveniente da Huíla, devido aos casos da peste suína registados recentemente nas localidades da Humpata e da Chibia”, salientou.

Cláudio Simão disse que, apesar de o surto estar controlado pelas autoridades da Huíla, os criadores do Cunene foram aconselhados a não adquirir animais sem a prévia consulta dos Serviços Veterinários.

O Governo Provincial, sublinhou, está a trabalhar num plano de contenção para que todo o suinocultor que estiver na província cumpra rigorosamente com as medidas de higiene adoptadas.

O responsável disse que a medida não abrange o interior do Cunene, porque não há necessidade de impedir a circulação de porcos, uma vez que a província ainda não registou casos de Peste Suína Africana, tendo apelado a população no sentido de se manter calma. Cláudio Simão aconselha os criadores, em caso de suspeita da doença, a notificarem com urgência os Serviços Veterinários e as administrações comunais para a tomada de medidas de biossegurança.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade