Sociedade

Via sacra junta mais de mil fiéis católicos

Mais de mil fiéis de várias paróquias da Igreja Católica no Uíge participaram, ontem, na celebração religiosa denominada “via sacra”, actividade que serviu para os cristãos recordarem o sofrimento de Jesus Cristo na cruz do calvário.

30/03/2024  Última atualização 11H56
Ritual, celebrado anualmente, simboliza os últimos passos de Jesus Cristo desde a condenação, passando pela crucificação, até ao sepultamento © Fotografia por: DR
A "via sacra”, simbolizando os últimos passos de Cristo desde a condenação até ao sepultamento, segundo a Angop, teve início na Sé Catedral, passando pela Rua do Comércio, escola 11 de Novembro, rotunda Dr. Agostinho Neto e terminou na igreja de São Francisco.

Apesar da chuva, os cristãos entoavam cânticos de louvor, acto que significa para os presentes a renovação do amor  ao próximo.

Na ocasião, o bispo da Diocese do Uíge, Dom Joaquim Nhanganga Tyombe, exortou os fiéis a celebrarem a Páscoa com alegria, renovação, fé, paz e beleza, justificando que a mesma é considerada uma das mais importantes na vida cristã.

O prelado referiu que a Páscoa representa o sofrimento, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

A actividade contou com a participação de fiéis de 10 paróquias, membros do Governo da Província e outros convidados.

A Páscoa Cristã é comemorada todos os anos e relembra a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

A celebração iniciou no domingo passado e prolonga-se até amanhã.



Dom Manuel Imbamba destaca dia da morte de Jesus Cristo

ARCEBISPO DE SAURIMO
Páscoa representa momento espiritual de fortificação da fé

O arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Saurimo, Lunda-Sul, Dom Manuel Imbamba, afirmou, ontem, que a Páscoa representa um momento único de espiritualidade e fortificação da fé para os cristãos.

Falando à imprensa, a propósito da Páscoa, Dom Manuel Imbamba disse que para os fiéis católicos, o momento visa concentrar o ministério da salvação e meditação do percurso de Jesus Cristo, sobretudo na doação final da sua morte e ressurreição. 

Citado pela Angop, o arcebispo explicou que a Sexta-feira Santa é o dia em que se celebra a morte de Jesus Cristo, momento em que os cristãos vão procurar viver a espiritualidade, com uma nova realidade por serem peregrinos.

Igreja Pentecostal

Por seu turno, o líder da igreja Pentecostal da Lunda-Sul, Manuel Chilima, disse que a semana pascal deve servir de reflexão e meditação para os fiéis, a fim de suplicarem a Deus o perdão dos pecados cometidos.

A igreja, salientou, vai aproveitar a semana pascal para dialogar com os fiéis sobre os mais diversos temas da actualidade, com destaque para o resgate de valores morais e a reconciliação.

A data da Páscoa determina todas as demais datas das festas móveis cristãs, excepto às relacionadas ao advento.

O domingo de Páscoa marca o ápice da paixão de Cristo e é antecedido pela Quaresma, um período de quarenta dias de jejum, orações e penitências.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade