Política

Vice-Presidente da República apoia iniciativas socioculturais

Yara Simão

Jornalista

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, recebeu, terça-feira, em audiências separadas, a secretária-geral do Conselho de Igrejas Cristãs em Angola (CICA), Deolinda Teca, o presidente do Conselho Nacional de Jovens Empresários, Cumbi Júnior, e a mentora do grupo musical “As Gingas do Maculuso”, Rosa Roque, com quem partilhou projectos sociais ligados às respectivas áreas.

13/03/2024  Última atualização 08H50
Mentora das “Gingas do Maculusso” recebida na Cidade Alta © Fotografia por: Paulo Mulaza| Edições Novembro
À saída do primeiro encontro, na Cidade Alta, Deolinda Teca disse que a Vice-Presidente da República apoia a iniciativa do CICA de construir uma escola de 20 salas de aula e 64 dormitórios, no distrito urbano dos Ramiros, que, para além de leccionar, vai se focar no resgate dos valores morais, éticos e cívicos.

Deolinda Teca informou, ainda, que o encontro com Esperança da Costa serviu para reforçar os laços de cooperação entre o Conselho de Igrejas Cristãs de Angola e o Estado, sobretudo nos aspectos que têm que ver com a situação da mulher e da criança, devido ao aumento do número de mães adolescentes. A líder do CICA frisou que urge a necessidade da Igreja e do Estado trabalharem afincadamente para o resgate dos valores morais e cívicos no seio das mulheres e raparigas, pelo facto destas serem franjas que muito influenciam a sociedade e as gerações.

"É necessário trabalhar, a partir da base, com crianças e jovens e olhar, também, para as mulheres adultas. A Igreja tem estado a prestar um papel fundamental na promoção dos valores morais, cívicos, éticos e patrióticos”, frisou.

Deolinda Teca salientou que a Vice-Presidente da República reconheceu o trabalho que as igrejas cristãs têm estado a fazer em prol da sociedade e demonstrou o interesse de continuar a trabalhar em parceria com as instituições religiosas, como parceira do Governo.

O presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), Cumbi Júnior, também foi recebido pela Vice-Presidente da República, a quem endereçou um convite para participar na Conferência Nacional das Jovens Mulheres Empresárias de Angola, que se realiza sábado, em Luanda, com o tema "O papel da liderança feminina no processo de diversificação económica e social do país”.

Rosa Roque, responsável do grupo musical "As Gingas do Maculuso”, que também foi recebida em audiência por Esperança da Costa, no âmbito do Processo de Inventário do Género de Música e Dança Semba, disse ter abordado com a Vice-Presidente da República sobre as Gingas e o seu papel predominante dentro do Semba.

Outros assuntos tratados, de acordo com Rosa Roque, são os projectos em carteira que vão contar com o apoio da Vice-Presidente, nomeadamente o Festival Infantil "Brilha Sol” e "Delírio Musical”, que vão envolver grandes nomes do Semba e outras correntes importantes da música angolana.

O estilo musical Semba já é considerado Património Imaterial Nacional pelo Ministério da Cultura e Turismo. A intenção do Executivo é o de inscrevê-lo na lista da UNESCO como Património Imaterial da Humanidade.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política