Política

Vice-Presidente da República recebe embaixadora da UE

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, recebe hoje, às 9h00, em audiência, na Cidade Alta, a embaixadora e chefe da Delegação da União Europeia (UE), Rosário Bento Pais.

20/03/2024  Última atualização 08H10
Esperança da Costa recebe hoje em audiência Rosário Bento Pais © Fotografia por: Contreiras Pipa | Edições Novembro

O encontro, de acordo com uma nota enviada ao Jornal de Angola, servirá, entre outros, para a abordagem das relações bilaterais "excelentes” entre o país e a União Europeia.

No centro do diálogo entre Esperança da Costa e Rosário Bento Pais vai estar, ainda, os quatro novos projectos a serem rubricados no âmbito da cooperação, nomeadamente, nos domínios da Economia Azul, Economia Circular, Sociedade Civil, Justiça e Governança.

A prestação de apoio à formalização da economia angolana representa, de igual modo, outro dos assuntos que deverão dominar a reunião da Vice-Presidente da República com a chefe da Delegação da União Europeia no país.

Num recente comunicado, a representação da União Europeia revelou que as novas acções de cooperação se enquadram no âmbito da Economia Azul, que serão financiadas no valor de 90 milhões de euros, pelo Programa Indicativo Plurianual da Ajuda para a Cooperação e o Desenvolvimento da União Europeia em Angola, durante o período 2021-2027, através do Instrumento de Vizinhanças, Cooperação para o Crescimento e de Participação Internacional.

O Programa Indicativo Plurianual para Angola 2021-2027, de acordo com o documento, foi aprovado pela Comissão Europeia em Dezembro de 2021 e abrange os domínios prioritários da diversificação económica sustentável, da governação transparente, responsável e eficaz e do desenvolvimento humano.

Este quadro estratégico de programação, segundo a União Europeia, tem a duração de sete anos e possui uma dotação financeira indicativa de 275 milhões de euros para o período 2021-2027.

Os sectores contemplados pelos acordos de financiamento, indica o comunicado da Delegação da União Europeia, são prioritários para o Governo de Angola e domínios em que a União Europeia e os Estados-membros dispõem de experiência para partilhar, através das agências de cooperação e administrações públicas.

O encontro vai contar com a presença da ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política