Política

Vice-Presidente preside 1.ª Sessão da Assembleia OEACP- União Europeia

JA Online

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, procede esta quarta-feira, à abertura da 1.ª Sessão da Assembleia Parlamentar Paritária Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacifico (OEACP) - União Europeia, em Luanda.

21/02/2024  Última atualização 07H21
A foto é apenas ilustrativa © Fotografia por: EDIÇÕES NOVEMBRO | Arquivo
A informação consta de uma nota do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa dos Orgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República, enviado hoje ao JA Online. 

A 1.ª Sessão Parlamentar Paritária (OEACP) - União Europeia dá destaque ao Acordo de Samoa, que define o novo quadro geral de relação entre a UE e os países de Africa, Caraíbas e Pacifico, abrangendo seis domínios prioritários, nomeadamente a democracia e os direitos humanos, desenvolvimento e crescimento económico sustentável, alterações climáticas, desenvolvimento humano e social, paz segurança, migração e mobilidade.

Assinado oficialmente em 15 de Novembro de 2023, em Apia (Samoa), o Acordo de Samoa, que substitui o de Acordo de Cotonou, vigora de forma provisória desde Janeiro de 2024 e inclui uma base comum a nível dos Estados OEACP, combinada com três protocolos regionais para África, Caraíbas e Pacífico, centradas nas necessidades específicas destas regiões.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política