Sociedade

Vinte e cinco mil árvores plantadas em Luanda

António Cristóvão

Jornalista

Vinte e cinco mil árvores, das mais de um milhão previstas até 2027, foram plantadas na província de Luanda, desde o início do Programa de Arborização da capital do país, no pretérito dia 15 de Dezembro, no bairro Miramar, revelou, terça-feira , no Distrito Urbano do Rangel, o vice-governador para o Sector Económico.

21/02/2024  Última atualização 09H23
Vice-governador para o Sector Económico, Jorge Augusto, disse que serão criados viveiros © Fotografia por: Armando Costa | Edições Novembro

Jorge Augusto falava durante o I seminário metodológico do Programa de Arborização de Luanda (PAL), no Centro Integrado de Formação Tecnológica (CINFOTEC), cuja abertura foi prestigiada pelo governador Manuel Homem.

O seminário visa sensibilizar os administradores municipais, distritais e directores de estabelecimentos de ensino primário e secundário no sentido de promover acções para o êxito da campanha de arborização.    

"No nosso pré-balanço, foram plantadas 25 mil árvores na província, sendo 40 por cento no município de Luanda”, garantiu o vice-governador para o Sector Económico e, também, coordenador técnico do PAL.

Durante o seminário, Jorge Augusto informou que o Governo Provincial de Luanda (GPL) instalou um viveiro na Barra do Cuanza, numa área de oito hectares.

"Temos o viveiro central e iniciamos a primeira fase de preparação de árvores em um hectare. Neste momento, contamos com o apoio de alguns parceiros do PAL”, explicou o vice-governador.

O coordenador do PAL anunciou que serão, brevemente, criados viveiros nos municípios de Icolo e Bengo, Cacuaco, Viana e Quiçama.

Às sextas-feiras e aos sábados, esclareceu o vice-governador para o Sector Económico, serão feitas plantações massivas de árvores na província de Luanda, designadamente em escolas, ruas, avenidas, largos e pátios de igrejas.

Durante o seminário, o prelector João Pedro fez um resumo do PAL, enquanto Carlos Neto e Estrela São Tomé falaram sobre a proposta do regulamento do Programa de Arborização de Luanda e do termo de referência.

António Paulo falou sobre o projecto do viveiro e Ernesto Bumba fez a apresentação da cartilha do PAL.

 
Plantação

Um total de 7.808 árvores foi plantado no município de Luanda, após o lançamento do PAL, no dia 15 de Dezembro.

Os dados foram tornados públicos, ontem, pela administradora municipal de Luanda, na cerimónia de abertura do I seminário metodológico do Programa de Arborização da capital do país.

Milca Caquesse disse que das árvores plantadas 550 foram furtadas ou danificadas por cidadãos não identificados.

O PAL foi lançado pelo governador provincial de Luanda, Manuel Homem, visando a plantação de mais de um milhão de árvores (1.000.000), na capital do país, até 2027.


 Sambizanga mais verde

O governador provincial de Luanda defendeu, ontem, o engajamento de todos os munícipes no Programa de Arborização da capital do país.

Manuel Homem, que falava na cerimónia de abertura do I seminário metodológico do PAL, acrescentou que "as árvores que estão a ser plantadas serão necessárias, importantes e determinantes para o futuro dos nossos filhos”.

O Programa de Arborização de Luanda foi lançado, no ano passado, altura em que foram plantadas cerca de seis mil árvores na Avenida Lueji A’Nkonde, no Distrito Urbano do Sambizanga.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade