Sociedade

Vinte mil mangais plantados na praia do Ramiros

Um total de 20 mil mangais foram plantadas na praia do Ramiros, em Luanda, pelos jovens “guardiões” da Associação Ecológica Otchiva, no âmbito do Dia Mundial das Áreas Húmidas, assinalado sexta-feira.

04/02/2024  Última atualização 11H06
© Fotografia por: Arsénio Bravo| Edições Novembro

A campanha, que contou com a participação directa da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, foi o resultado da mobilização que a Otchiva tem feito nas comunidades nos últimos anos.

O biólogo Danilson Munguenda, membro da associação, esclareceu que os guardiões são jovens voluntários que se dedicaram a abraçar o projecto de restauração dos mangais, ao longo da Costa Sul de Luanda, sendo que, dentre as várias tarefas, realizam trabalhos de restauração, preservação e sensibilização no seio das comunidades.

Danilson Munguenda destacou o facto de os mangais serem ecossistemas de transição entre o ambiente marinho e terrestre, bem como um factor importante no combate às alterações climáticas.

"Por isso, apelamos às outras associações, estudantes, instituições públicas e privadas, a estarmos juntos no projecto de restauração dos mangais”, exortou o biólogo, recordando que a Otchiva, em cinco anos de existência, conseguiu plantar mais de dois milhões de mangais nas províncias de Cabinda, Zaire, Bengo, Luanda, Cuanza-Sul e Benguela.

A Vice-Presidente da República defendeu, na sexta-feira, que o processo de restauração dos mangais deve obedecer a critérios científicos, para permitir a elaboração de projectos sustentáveis e atraentes, visando o ecoturismo nacional e internacional.

Ao participar na campanha de plantação, Esperança da Costa destacou o facto de os mangais proporcionarem um enorme suporte para toda a biodiversidade, na medida em que servem de centros activos de reprodução da fauna e da flora, onde se incluem várias espécies, nomeadamente crustáceos, moluscos e, até, determinadas famílias de peixes com valor comercial.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade