Sociedade

Violência Lar: Associação pede apoio para as vítimas

Dumilde Manuel

A presidente da Associação de Apoio às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica (AMAVIDA), Antónia Pungo, solicitou, sexta-feira, em Luanda, às autoridades competentes e a sociedade civil apoio para a construção de casas de acolhimento temporário, para mulheres vítimas de violência doméstica, assim como assistência jurídica.

11/03/2024  Última atualização 09H14
© Fotografia por: Armando Costa | Edições Novembro

Antónia Pungo, que falava no encontro promovido pela Embaixada da República Federal da Alemanha, em cooperação com o gabinete da coordenadora residente das Nações Unidas em Angola, explicou que as vítimas de violência precisam desse apoio para garantir a sua segurança e protecção, contra ameaças e extrema vulnerabilidade.

O acesso a abrigos seguros, disse, oferece a essas mulheres um local onde possam se refugiar da violência, reorganizar as suas vidas e receber o suporte necessário para reconstruir o  seu bem-estar emocional e físico.

Acrescentou que a assistência jurídica é fundamental para que as vítimas, possam estar protegidas dos agressores e reconstroem as suas vidas com maior dignidade.  A presidente da associação disse que estão a trabalhar na sensibilização e educação da comunidade sobre a gravidade e o impacto da violência doméstica, visando a sua prevenção e criação de um ambiente acolhedor para as mulheres.

Antónia Pungo disse que trabalham, ainda, visando influenciar políticas públicas e práticas sociais para construir uma sociedade mais justa e igualitária, com menos violência doméstica.

A AMAVIDA desempenha um papel crucial na busca por justiça, igualdade e segurança para as mulheres, unindo esforços para apoiar as vítimas de violência doméstica.

No mês dedicado às mulheres, Antónia Pungo apela para que as mulheres façam todos os esforços a fim de serem felizes, promovendo o amor-próprio sem se submeterem a imposições da sociedade ou da família. 


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade