Sociedade

Vítimas de intoxicação alimentar recebem alta hospitalar na Chibia

Domingos Calucipa | Lubango

Jornalista

Duzentos e vinte e três pacientes, dos 226 que deram entrada, desde quarta-feira, no Hospital Municipal da Chibia, na província da Huíla, vítimas de intoxicação alimentar, receberam, na manhã de sexta-feira, alta hospitalar, informou o director do Gabinete Provincial da Saúde.

17/02/2024  Última atualização 12H23
Autoridades sanitárias alertam sobre cuidados alimentares © Fotografia por: DR
Segundo Paulo Luvangamo, até ao meio-dia de ontem, as autoridades sanitárias mantinham internados, apenas, três pacientes, por inspirarem alguns cuidados, devido ao quadro de malária e sintomas neurológicos que apresentam.

Observou que apresentaram malária dois pacientes do sexo feminino, menores de 15 anos, ao passo que o terceiro doente, com sintomas neurológicos, é maior de idade.

Paulo Luvangamo informou ainda que, nas primeiras horas de ontem, deram entrada naquela unidade hospitalar nove pacientes com sintomas de intoxicação alimentar, provenientes das mesmas localidades, Tchaungo e Maeke, mas, que depois de atendidos, acabaram por receber alta.

As autoridades sanitárias na província da Huíla, acrescentou, aventam a possibilidade de tratar-se de intoxicação alimentar, provocada pelo consumo de um tipo de fuba de milho, oferecida por uma fazenda agrícola às comunidades nas duas localidades, situadas a cerca de 30 quilómetros da sede municipal da Chibia.

O responsável provincial da Saúde referiu ainda que as amostras de fuba suspeita já foram enviadas para Luanda, para a devida análise laboratorial e determinar-se o tipo de substância nociva à saúde humana.

Ele fez notar que a referida empresa, que se presume estar na origem da distribuição da fuba, está a dar apoio às vítimas, na transportação para o hospital, assim como a colaborar no fornecimento de informações sobre o produto, que causou  intoxicação alimentar nas duas localidades.

O director da Saúde assegurou que foram já mobilizados, para o acompanhamento do caso, 96 técnicos, dentre os quais 19 médicos.

Paulo Luvangamo lembrou que os pacientes que deram entrada no hospital apresentaram alguns sintomas, tais como agitação psicomotora, certa agressividade e febre moderada, o que levou a criação de uma equipa multidisciplinar, integrada por técnicos da Saúde e da Agricultura, para se fazer um estudo laboratorial da referida fuba, cujos resultados podem ser conhecidos segunda-feira.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade