Sociedade

Wandy Mendes e Marta Mulunda dois exemplos de empreendedoras

Domiana N'jila| Huambo

Neste espaço "Especial Março Mulher", o Jornal de Angola destaca, hoje, dois exemplos de mulheres investidoras e batalhadoras da província do Huambo. Trata-se de Wandy Miguel Mendes e Marta Mulunda que com perspicácia contribuem para o desenvolvimento da região.

10/03/2024  Última atualização 08H37
Wandy Mendes, à esquerda, consolidou o seu negócio com serviços de bufê, pastelaria e decoração. Já Marta Mulunda trilha com sucesso o negócio que aprendeu acompanhando o pai © Fotografia por: Joaquim Armando. Huambo| Edições Novembro

Wandy Miguel Mendes é uma pasteleira, cozinheira e bancária. A sua veia empreendedora começou com as primeiras lições de culinária dadas pela mãe e uma tia, que a inspiraram a ganhar gosto pela cozinha.

A paixão pela culinária fê-la sonhar desde jovem em ter um salão de festas, onde pudesse oferecer os pratos que aprendeu a preparar.

Foi no internato, onde se formou em Engenharia de Petróleo, que encontrou inspiração ao receber encomendas de bolos para festas de aniversário de colegas. Foi assim que começou a ganhar os primeiros kwanzas com a sua arte.

Sempre atenta ao seu sonho, não deixou que a pastelaria desviasse o seu foco. Quando possível, discretamente entrava na cozinha do instituto para aprender mais sobre culinária.

Pelo facto de ser funcionária bancária, Wandy Miguel Mendes parece saber como investir e fazer render o seu dinheiro.

Após concluir o ensino secundário, decidiu abrir um negócio com a prima, mas a sociedade durou pouco. Com o incentivo do marido, iniciou um novo projecto focado em bufês para festas, serviços de pastelaria e decoração.

"O ano de 2010 foi marcante em minha vida. Após 14 anos enfrentando inumeros desafios, a Catering, minha empresa, oferece um serviço eficiente e de qualidade para todos que nos procuram", afirmou.

Wandy dedicou esforços para garantir a qualidade do serviço, montando uma equipa competente e responsável que cuida de tudo na sua ausência.

A empresária acredita que para melhorar os serviços na província, é necessário uma associação que regule os preços no ramo da restauração, evitando práticas desleais.

A sua empresa já prestou serviços em várias províncias como Bié, Benguela e Cuando Cubango, e com esta experiência, ela pede mais respeito e valorização para os profissionais de bufê.

Após ver o seu negócio crescer e cansada de percorrer diferentes salões, Wandy Mendes finalmente realizou o seu sonho este ano ao construir o próprio espaço de festas, o "Ivaluka Eventos", nos arredores da Centralidade do Lossambo. Com 25 postos de trabalho criados até o momento, ela almeja tornar o Ivaluka Eventos uma referência na província.

 
Marta Mulunda, empreendedora sem limites

Outra mulher incansável no mundo dos negócios é Marta Mulunda, que, sem medo, seguiu a voz interior e viu no negócio de venda de pneus, jantes e acessórios uma oportunidade empreendedora.

Com 33 anos, Marta recorda que foi o seu pai, já falecido, quem a incentivou a se envolver nos negócios da família na empresa "Só Pneu de Mulunda e Mulunda". Desde os 16 anos, acompanhava o pai ao trabalho, observando como ele interagia com os clientes.

"Meu pai tinha o hábito de envolver os filhos no trabalho, sem distinção de género. Ele dizia que era importante aprender a ganhar, desde cedo, o

próprio sustento. Isso foi fundamental, pois mesmo não estando mais presente, seguimos os seus ensinamentos", mencionou.

Para aprimorar o seu conhecimento no negócio, Marta decidiu estudar Economia e obter as ferramentas necessárias para gerir a empresa. Ela destaca que, no trabalhar, não se vê limitada por ser mulher e recebe o apoio dos irmãos para expandir o negócio com as suas ideias empreendedoras.

Durante uma viagem para Dubai a fim de adquirir produtos e estabelecer contactos com fornecedores, Marta foi surpreendida pela reacção das pessoas, que não esperavam que uma mulher estivesse envolvida nos negócios. Na visão delas, uma mulher não pode tratar de negócios.

A empresária encoraja outras mulheres a perseguirem os seus sonhos e se envolverem em actividades comerciais para garantir o sustento das suas famílias.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade