Mundo

William Ruto visita Estados Unidos em Maio

O Presidente Joe Biden planeia receber o Chefe de Estado queniano, William Ruto, na Casa Branca, em Maio, anunciou, na sexta-feira, a assessora de imprensa da Casa Branca.

19/02/2024  Última atualização 10H55
© Fotografia por: DR

Karine Jean-Pierre, secretária de Imprensa, afirmou que a visita, marcada para 23 de Maio, vai marcar o 60.º aniversário das relações diplomáticas EUA-Quénia e "celebrará uma parceria que está a trazer resultados para os povos” de ambos os países, ao mesmo tempo que afirmou que a "nossa parceria é estratégica” com o país de Ruto.

"A visita vai reforçar o nosso compromisso comum de promover a paz e a segurança, expandir os nossos laços económicos e permanecer unidos na defesa dos valores democráticos", afirmou Jean-Pierre num comunicado. "Os líderes discutirão formas de reforçar a nossa cooperação em áreas que incluem laços interpessoais, comércio e investimento, inovação tecnológica, clima e energia limpa, saúde e segurança."

 A notícia da visita de Ruto surge depois de o Haiti ter anunciado, esta semana, que está a trabalhar num acordo oficial com autoridades quenianas para garantir o tão esperado envio de forças policiais quenianas para lá. Jean-Pierre acrescentou, na sexta-feira, que, para além do Quénia, a visita de Rutto a Washington irá "promover a visão" de que "a liderança africana é essencial para abordar as prioridades globais". A Casa Branca também confirmou que Ruto e a Primeira-Dama queniana, Rachel Ruto, serão homenageados com um jantar.

Biden procura agora a reeleição, nas eleições de Novembro, ao mesmo tempo que lida com uma série de questões urgentes de segurança externa, incluindo a guerra entre Israel e o Hamas e a discussão contínua no Congresso sobre a proposta de ajuda externa à Ucrânia no meio da sua guerra com a Rússia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo