Cultura

Wilson Neto transporta suas vivências para livro

Armindo Canda

Jornalista

“Falhamos na Missão” é o título do livro do autor Wilson Neto a ser lançado, sábado, às 9h00, na Mediateca Zé Dú, em Luanda, que descreve as vivências do jovem que se vai estrear como escritor.

29/02/2024  Última atualização 12H00
Autor vai colocar, sábado, no mercado a sua primeira obra © Fotografia por: DR

Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, Wilson Neto explicou que o livro é de carácter motivacional e retrata um momento sombrio que viveu depois da morte do seu progenitor.

O livro, disse, traz histórias de superação, que podem servir de motivação para outros jovens. "É saudável aproveitar cada momento que a vida nos proporciona, seja em momentos bons ou maus, todos os momentos que vivemos constitui um aprendizado e crescimento”, descreveu.

O autor lembra-se do pai como um instrutor, que fez com que se tornasse numa pessoa mais forte e enfrentasse os obstáculos da vida de cabeça erguida.

"Quando o meu pai agia com uma certa rigidez comigo, a princípio não entendia, mas depois da morte dele passei a entender melhor o porquê daquele posicionamento e este livro servirá para homenageá-lo”, disse.

Wilson Neto explicou que quando se passa por uma dificuldade ou dissabor na vida, é necessário obedecer o processo para que se consiga alcançar o sucesso pretendido. "Graças aos ensinamentos que fui adquirindo com o meu progenitor, hoje consegui acertar na missão que me foi incumbida. Depois da sua morte, passei a ser o responsável pela minha família, não foi fácil viver o processo”, admite.

O interlocutor do Jornal de Angola disse que tem no prelo mais quatro livros e pretende publicá-los ainda este ano, de forma a contribuir para o engrandecimento da literatura angolana.

Ao abordar sobre o estado actual da literatura angolana, referiu que a arte é vida e escrever permite expressar emoções e transformar a vida de outras pessoas. "A escrita literária é uma arma muito poderosa para moldar o homem e o mundo”, referiu.

Hoje a literatura angolana, observou, tem dado um passo significativo e já há muitos jovens a escrever e muito bem. Mas, uma das dificuldades que encontram é a publicação, porque "os custos são muito elevados e a falta de patrocínio dificulta a publicação”.

Wilson Neto nasceu em Luanda. Fez o ensino médio no Instituto Médio de Economia de Luanda, é licenciado em Ciências da Comunicação, pela Universidade Independente de Angola, pós-graduado em Agregação Pedagógica, pela Universidade Óscar Ribas. É mestre de cerimónia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura