Mundo

Xanana Gusmão reitera construção de um gasoduto

O Primeiro-Ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, reiterou, ontem, a posição timorense de estabelecer um gasoduto do Greater Sunrise para a costa Sul para desenvolver a indústria petrolífera e assegurar benefícios justos para o país, referiu o Governo timorense.

09/03/2024  Última atualização 13H20
Xanana Gusmão é o actual Primeiro-Ministro de Timor-Leste © Fotografia por: DR

Xanana Gusmão deslocou-se a Melbourne para participar na cimeira especial entre a Austrália e a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), organização a que Timor-Leste prepara o seu processo de adesão.

Durante a sua estada em Melbourne, Xanana Gusmão reuniu-se, na quarta-feira, com a presidente do conselho de administração da empresa petrolífera australiana Woodside, Meg O'Neill, para discutir "questões relacionadas com o processo de desenvolvimento do projecto estratégico do campo petrolífero Greater Sunrise”. No encontro, Xanana Gusmão e Meg O'Neill "conversaram sobre os estudos de viabilidade relativos ao desenvolvimento do Greater Sunrise, bem como sobre o processo de negociação com a Austrália sobre o conceito de desenvolvimento dos recursos”, salientou o Governo.

A Woodside está a realizar um estudo sobre a viabilidade do projecto, que deve estar concluído ainda este ano. Localizado a 150 quilómetros de Timor-Leste e a 450 quilómetros de Darwin, o projecto Greater Sunrise tem estado envolto num impasse, com Díli a defender a construção de um gasoduto para o Sul do país e a Woodside, segunda maior parceira do consórcio, a inclinar-se para uma ligação à unidade já existente em Darwin.

O consórcio é constituído pela timorense Timor Gap (56,56%), a operadora Woodside Energy (33,44%) e a Osaca Gás Australia (10,00%). O acordo de fronteira marítima permanente entre Timor-Leste e a Austrália determina que o Greater Sunrise, seja dividido em 70% das receitas para Timor-Leste no caso de um gasoduto para o país, ou 80% se o processamento for em Darwin.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo