Cultura

Yuri da Cunha experimenta a musicalidade dos “Jovitos”

Analtino Santos

Jornalista

Os músicos Yuri da Cunha e Dom Caetano são os convidados dos Jovens do Prenda para a próxima edição do Muzonguê da Tradição, a ser realizada, amanhã, das 11h00 às 17h00, no Centro Recreativo e Cultural Kilamba.

04/05/2024  Última atualização 11H20

Em declarações, ao Jornal de Angola, Yuri da Cunha reconhece que este evento tem um simbolismo muito forte e recordou a colega Patrícia Faria, que depois de ter sido acompanhada, pela primeira vez, pelos Jovitos, no Muzonguê da Tradição, partilhou o sentimento de felicidade.

Do seu lado, disse, "este concerto é muito especial para mim e é o início de outras parcerias com conjuntos históricos. Eles têm um andamento musical que a minha banda não tem”.

Yuri da Cunha revelou que acompanhava os ensaios do conjunto na infância, porque cresceu no Prenda e o pai tinha uma relação com os integrantes dos Jovitos.

O artista tem consciência que esta edição do Muzonguê da Tradição vai juntar várias gerações. "É importante que os jovens vão aos locais onde tudo começou e que também tomem contacto com as nossas principais referências, por isso eu estou nesta batalha”.

Yuri da Cunha está a preparar um reportório onde o seu lado como intérprete estará em destaque ao interpretar temas dos Jovens do Prenda, David Zé e outros ícones da música angolana. O artista prometeu uma entrada triunfal e mostrar que é um "Kandengue Atrevido”, porque promete sair do Marçal até ao local do concerto a pé ao som de percussão.

Já Dom Caetano tem como propostas as canções que o projectaram como vocalista dos Jovens do Prenda, das quais se destacam "Nova Cooperação”, "Yala dya hongo” e "Tia”, sem desmerecer outros temas com o grupo e projectos artísticos.

A Orquestra Jovens do Prenda está a preparar um reportório com os maiores sucessos e algumas novidades que constarão no novo projecto discográfico, que está na fase final do processo de edição.

Didi da Mãe Preta e António Imperial "Baião” são os históricos que partilham o palco com João Daloba, Zé Luís, Esteves Bento, Tony do Fumo Filho, Benjamim, Cláudio Click Clack, Elcy, Gabriel Muvulanga, Lukeny, Yuri e Mário, com o ritmo característico do grupo.

Yuri da Cunha e Dom Caetano voltam a actuar e fazem uma ponte no Muzonguê da Tradição depois da passagem na última edição realizada a 31 de Março dedicada aos 25 anos da Banda Movimento, enquanto a Orquestra Jovens do Prenda regressa este ano depois de ter aberto a temporada de 2024, com Os Kiezos, no passado dia 11 de Fevereiro.

O Muzonguê da Tradição acontece no Centro Recreativo e Cultural Kilamba desde Fevereiro de 2007 e é considerado como o principal evento de promoção de artistas da música popular e urbana.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura