Sociedade

Zaire aposta no fomento da construção dirigida

Fernando Neto | Mbanza Kongo

Jornalista

O governador da província do Zaire orientou, em Mbanza Kongo, os administradores municipais no sentido de prepararem espaços infra-estruturados para o loteamento, visando o fomento da auto-construção dirigida.

08/02/2024  Última atualização 12H16
Objectivo das autoridades é criar as condições para que os interessados possam construir © Fotografia por: DR
Adriano Mendes de Carvalho, que falava, terça-feira, na cerimónia de empossamento de novos quadros, entre os quais um administrador municipal e oito comunais, do director do Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários, e dois chefes de departamento da Secretaria-Geral do Governo, afirmou que nenhum Governo consegue, sozinho, construir residências para toda a população, daí a necessidade da auto-construção dirigida.

"O administrador municipal do Nzeto deverá, com o apoio da vice-governadora para o Sector Técnico, dinamizar a auto-construção dirigida. É uma recomendação que já passamos para todos os administradores municipais, no sentido de fazerem tudo que estiver ao seu alcance para desenvolver este processo.

A ideia é lotear e infra-estruturar terrenos para a juventude, fazendo com que homens e mulheres construam as suas habitações e cada um alcance o sonho da casa própria”, frisou.

O governador Adriano Mendes de Carvalho orientou, também, ao novo administrador municipal do Nzeto, Ketuzaioko Domingos Pinda, que substitui Augusto Neves João Tiago, a lotear terrenos agrários para ceder aos jovens, como forma de os envolver na produção de produtos alimentares.

"Quero pedir para trabalhar, igualmente, num sistema de loteamento agrário para os jovens, de forma a poderem participar na produção de alimentos, tendo em conta que o futuro do país está no sector agrícola”, disse.

Por seu turno, o novo administrador do Nzeto prometeu trabalhar no desenvolvimento dos sectores fortes da região, como Turismo, Ambiente, Pescas e Agricultura, acrescentando que o município dispõe de um grande potencial na produção de citrinos, mandioca e não só.

"Vamos ao Nzeto com a incumbência de desenvolver os pontos fortes da região, nomeadamente os sectores do Turismo, do Ambiente, das Pescas e da Agricultura, onde a região apresenta grande potencial na produção de citrinos. Para tal, vamos galvanizar a juventude e a sociedade civil para trabalharmos unidos, a fim de fazer do Nzeto uma boa terra para se viver”, afirmou.

Ketuzaioko Pinda prometeu que vai, igualmente, trabalhar com os operadores do Turismo, com o objectivo de dinamizar o sector a nível da região, uma vez que o Nzeto tem potencial por explorar.

Já o novo director do Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários prometeu prestar especial atenção à preservação dos ecossistemas a nível da área, no sentido de manter a maior reserva de zonas húmidas da província.

Timóteo da Graça Dias disse ter recebido orientações precisas do governador, pelo facto do Ambiente constituir uma temática actual a nível do mundo; daí a necessidade de monitorizar o processo de exploração petrolífera na orla marítima que vai do Loge (Nzeto) até ao município do Soyo, além dos mangais que contribuem para a protecção da biodiversidade.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade