Cultura

Zaire: União TGFA vence no Soyo

Fula Martins | Soyo

Jornalista

No município do Soyo, província do Zaire, o grupo carnavalesco União das TGFA, sigla das extintas forças de protecção fronteiriça, sagrou-se vencedor da presente edição do Entrudo municipal, que decorreu sob lema “A Diversidade Cultural como Factor de Atracção Turística”, num total de cinco participantes.

12/02/2024  Última atualização 12H17
União das TGFA, referência da cultura e carnaval no Soyo © Fotografia por: Edições Novembro

Os membros do grupo e a falange de apoio convenceram o corpo de jurado que atribui 331 pontos. Com o triunfo, o grupo carnavalesco União das TGFA representa amanhã, terça-feira, o município do Soyo, no acto provincial, que vai decorrer na cidade de Mbanza Congo.

João Eva, responsável do grupo, prometeu mostrar todas as qualidades e valências da cultura na  exibição do desfile de amanhã. "Vamos mostrar que o Soyo não e só petróleo. Não é só peixe. É também cultura”, desafiou.

José Cristina, presidente da mesa do juri, referiu que esse ano a festa mais popular ultrapassou a expectativa, mas mostrou-se triste pela desistência de dois grupos, cujas causas não mencionou.

Os grupos participantes, nas suas canções, fizeram alusão, além da imigração ilegal, o amor ao próximo, à diversificação da economia, ao combate à violência doméstica e sexual e outros males que mancham a conduta em sociedade.

 
União Kinganga  vence no Nzeto

No município do Nzeto, a edição 2024  do Carnaval foi vencida pelo grupo carnavalesco União Kinganga, com 231 pontos. O segundo lugar foi conquistado pelo grupo União 1 de Maio, enquanto o terceiro classificado  foi  o grupo União Kissamba.

 O vencedor recebeu como prémio 150 mil Kwanzas, ao passo que o segundo encaixou 130 mil, e o terceiro classificado recebeu como prémio 100 mil Kwanzas. O grupo carnavalesco União Salu Kietu, vencedor da edição passada do carnaval no Nzeto, vai representar o município no desfile provincial a ter lugar amanhã na cidade de Mbanza Congo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura