Política

Zâmbia quer combater caça ilegal na região do Okavango-Zambeze

Lourenço Bule | Menongue

Jornalista

A Zâmbia está a trabalhar com os Estados-membros do Projecto Transfronteiriço de Conservação Ambiental do Okavango-Zambeze (KAZA) para ajudar a acabar com a problemática da caça furtiva, que tem contribuído para o abate de várias espécies de animais, revelou, em Menongue, o cônsul-geral da República da Zâmbia nas províncias da Lunda-Sul, Moxico e Cuando Cubango.

21/04/2024  Última atualização 08H20
Diplomata zambiano pronto para ajudar as autoridades Angolanas © Fotografia por: DR

Boniface Musumali, que falava à imprensa,sexta-feira, no fim da visita de trabalho de três dias à província do Cuando Cubango, esclareceu que a caça furtiva é um fenómeno que não acontece apenas no território angolano, mas, também, em outros países, como a Zâmbia, Namíbia, Zimbabwe e Bostwana, que integram o projecto Okavango-Zambeze.

A Zâmbia, segundo o diplomata, trabalha com os Estados-membros da Região do Okavango-Zambeze para a criação de normas, leis e decretos-leis que visam mitigar o problema da caça furtiva, reafirmando o compromisso assumido pelo seu país em trabalhar afincadamente nas províncias da Lunda-Sul, Moxico e Cuando Cubango, regiões consideradas bastante fustigadas pelos caçadores furtivos, através das vastas florestas, muitas das quais atravessam os limites fronteiriços. Para mitigar a situação, explicou o diplomata, foram criadas algumas comissões com as autoridades governamentais, religiosas e tradicionais, no sentido de denunciar todos os indivíduos que insistem na prática da caça furtiva. Acrescentou que os cidadãos que praticam tais actividades cometem crimes contra a natureza e devem ser severamente punidos.

Boniface Musumal disse, ainda, que as questões de negócios transfronteiriços entre os dois países devem ser tratadas nos dois lados, ou seja, deve haver uma estreita colaboração entre Angola e a Zâmbia, tendo sublinhado que a visita à província do Cuando Cubango consistiu em desenvolver mecanismos de cooperação e traçar estratégias para o combate à caça furtiva e, também, encontrar oportunidades de negócios para os investidores do seu país.

A partir de 27 de Maio deste ano, informou, uma delegação de homens de negócios da Zâmbia vai deslocar-se a Angola para reforçar os laços de cooperação com empresários angolanos, de forma a trabalharem juntos para desenvolver os dois países.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política