Sociedade

Zango colhe campanha de luta contra a malária

Dumilde Manuel

A Associação Juvenil de Apoio às Comunidades (AJACOM), em parceria com a World Vision, promoveu, na semana finda, uma campanha de combate à malária, no Distrito Urbano do Zango, província de Luanda.

13/03/2024  Última atualização 08H20
O projecto inclui a sensibilização comunitária das famílias © Fotografia por: DR
Durante a campanha, a população foi sensibilizada sobre os métodos de prevenção e propagação da doença nas comunidades.

O presidente da AJACOM, Hermenegildo Manuel, disse, ontem, ao Jornal de Angola, que houve boa adesão dos munícipes, que demonstraram gratidão pela iniciativa e incentivaram a sua continuidade. Além da sensibilização, explicou, o projecto inclui a capacitação dos profissionais de Saúde e agentes comunitários, bem como o acompanhamento de mulheres grávidas, crianças e famílias nas comunidades.

Aos munícipes, acrescentou, foram transmitidas mensagens que visam a mudança de comportamento em relação ao saneamento básico, pois algumas das formas de combater a malária são a limpeza dos locais que favorecem o surgimento de mosquitos, evitar os focos de lixo, usar mosquiteiros, redes nas janelas, repelente, entre outras acções.

O responsável da AJACOM defendeu a necessidade de se melhorar o saneamento básico, com o envolvimento de especialistas da Saúde, sociólogos, comunicólogos e educadores sociais.

Segundo Hermenegildo Manuel, o projecto visa, também, identificar as famílias que precisam de mais apoio e aconselhar as mulheres gestantes, no sentido de frequentarem as consultas.

A AJACOM, sublinhou, tenciona continuar a desenvolver acções que possam impactar positivamente as comunidades, apesar da falta de recursos humanos e de financiamento. "Isso limita a capacidade da organização de alcançar um número maior de cidadãos, já que os recursos disponíveis são direccionados a um grupo muito pequeno”, concluiu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade