Mundo

Zimbabwe: Governo é contra bolsas de estudo para LGBTQ+

O Vice-Presidente do Zimbabwe disse, na sexta-feira, que o Governo vai bloquear bolsas de estudo para jovens do grupo LGBTQ+ (sigla para lésbicas, homossexuais, bissexuais e transgênero), uma medida que grupos de direitos humanos descreveram como uma perpetuação das práticas homofóbicas do país africano.

19/02/2024  Última atualização 13H36
© Fotografia por: DR

Numa declaração forte, na noite de sexta-feira, Chiwenga afirmou que a bolsa era "um desafio directo” à autoridade do Governo.

"As nossas escolas e instituições de ensino superior não acolherão candidatos, muito menos matricularão pessoas associadas a valores estranhos, anti-vida, não-africanos e não-cristãos que estão a ser promovidos e cultivados, bem como praticados em sociedades decadentes com quem não compartilhamos nenhuma afinidade moral ou cultural”, disse o número dois na hierarquia do Estado zimbabweano.

Chiwenga disse que as leis anti-gay do Zimbabwe tornam "qualquer oferta (de bolsas de estudo) baseada nas mesmas aberrações, tanto ilegais como criminosas, e uma afronta grave e grosseira aos nossos valores nacionais e ethos como nação cristã”.

Ele disse que o Governo "não hesitará em tomar medidas apropriadas para fazer cumprir as leis nacionais”, acrescentando que os jovens "nunca deveriam ser tentados a negociar ou vender as suas almas por ofertas tão abomináveis e diabólicas”.

A bolsa universitária estadual para pessoas entre 18 e 35 anos é patrocinada pela GALZ, uma organização associativa para pessoas LGBTQ+ no Zimbabwe.

A associação começou a oferecer em 2018 sem incidentes. Mas um recente anúncio online convidando candidaturas atraiu uma resposta dura do Vice-Presidente, Constantino Chiwenga, um autoproclamado católico devoto e antigo comandante do Exército.

A GALZ disse anteriormente que a bolsa busca proporcionar acesso igual às universidades estaduais para pessoas LGBTQ+, que são frequentemente condenadas ao ostracismo pelas famílias e lutam para pagar pelo ensino superior. Não comentou a declaração do Vice-Presidente.

O Zimbabwe tem um historial de discriminação contra pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgénero, intersexuais e queer. O antigo Presidente Robert Mugabe, que governou a nação da África Austral durante 37 anos, descreveu-os certa vez como "piores que cães e porcos” e indignos de direitos legais. O Presidente Emmerson Mnangagwa, que assumiu o poder após um golpe de Estado liderado por Chiwenga em 2017 quando ainda era general do Exército, tem sido menos agressivo, publicamente na sua retórica anti-LGBTQ+.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo