Sociedade

Zoila Mubepia: Uma mulher que inspira mulheres

Algemira Fortuna/Cuito

Jornalista

Quando se fala em mulheres detentoras de algum mérito na Província do Bié, o nome de Helena Terêncio Ucueianga dos Santos Mumbépia, popularmente conhecida por “Zoila Mumbepia”, consta entre o “Top Cinco” destas personalidades.

09/03/2024  Última atualização 09H00
© Fotografia por: DR

Na flor dos seus 33 anos de idade, Zoila Mumbepia carrega na sua bagagem de mulher empreendedora, um vasto currículo digno de vénia. Licenciada em gestão de empresas, pela Universidade Lusíada, e mestranda em liderança pela rede Funiber de Espanha, Zoila transporta muitas obrigações no seu dia-a-dia. É empresária, professora, contabilista e também missionária na Igreja Baptista.

Na qualidade de empresária, gere dois estabelecimentos de ensino, sendo uma creche que agrega a classe de Iniciação, com cerca de 120 crianças, e uma instituição escolar frequentada por perto de 60 alunos.

O projecto que agrega a creche e a classe de Iniciação, localizada na quadra 21 da Centralidade Horizonte do Cuito, um espaço cedido para "exploração por utilidade pública” pelo Estado, tem sido um verdadeiro sucesso, até porque existem poucos do género a nível do Bié.

"Antes de ter conseguido este espaço, por via do concurso público ao qual concorremos, o projecto funcionava na baixa da cidade do Cuito”, disse Zoila Mumbepia. Já o estabelecimento escolar que alberga as classes afectas ao ensino primário, está localizado no bairro Njele, defronte a Centralidade Horizonte do Cuito. Nele estão matriculados cerca de 60 alunos da 1ª a 3ª classe.

A entrada Zoila Mumbepia no mundo empresarial acontece, em primeira instância, pela necessidade de criar um negócio que assegurasse a sua sustentabilidade enquanto pessoa. Embora já prestasse serviços de contabilidade para algumas empresas na cidade do Cuito, Zoila sentia a necessi-

dade de ter o seu próprio empreendimento, onde pudesse aplicar o que tinha aprendido durante o período de formação universitária.

"Percebi que geria muito bem as empresas de outras pessoas, prestava muito bem os meus serviços aos outros. Então pensei, porque não gerir as minhas próprias coisas. Foi aí que decidi investir na criação de uma livraria, e mais tarde em uma loja de cosméticos. Mas, actualmente, o meu foco são empreendimentos escolares”, revelou.

Casada e mãe de três filhas, Zoila Mumbepia confidenciou ao Jornal de Angola, que a ideia da criação de uma creche, partiu da necessidade de ter um espaço em que pudesse deixar a sua filha, enquanto estivesse a realizar as suas tarefas laborais. "Quando me tornei mãe, tive dificuldades aonde deixar a minha filha. Aí surgiu a ideia de criar uma creche que pu-desse albergar, não só a minha filha, mas também os filhos de todos aqueles que viessem a olhar para o espaço como uma instituição segura e de confiança”, contou. A necessidade de alargar os serviços de ensino pela sua empresa, fez nascer a ideia de criar uma instituição de Ensino Primário. Segundo ela, muitos pais, depois dos filhos saírem do jardim de infância, ou creche, tinham dificuldades em conseguir uma escola onde os pudessem matricular para fazer o Ensino Primário, pois a província oferece poucas opções neste quesito. "Foi daí que surgiu a ideia de expandir os serviços. Actualmente, leccionamos apenas até a 3ª classe, porque a instituição existe apenas há dois anos”, explica.

Comprometida com a causa social

Além de dedicar-se ao empreendedorismo e a contabilidade, Zoila Mumbepia é também missionária na Igreja Baptista há cerca de 9 anos. "É na Igreja onde cumpro o meu propósito de vida. Sinto que é para isso que eu nasci e fui chamada para fazer as obras do Senhor”, afirma orgulhosa. A sua missão de servir o próximo começou em 2015, quando a liderança da sua igreja a enviou, juntamente com o seu esposo, para a localidade de Camalaia, um bairro bastante pobre, localizado na Comuna do Cunje. Posta lá, conta, ela e o marido deparam-se com uma comunidade carente, não só de conhecimentos religiosos, mas de quase tudo, desde igreja, escolas, até as coisas mais básicas. Isso impulsionou o casal a realizar várias acções sociais naquela localidade, tais como a distribuição de cestas básicas, ao qual denominaram projecto "Quilo de Amor”.

Entre muitas acções, optaram por construir uma Igreja, cujas obras encontram-se em fase de acabamento. Também construiram uma escola com três salas de aulas para alfabetizar cerca de 75 crianças, que se encontram fora do sistema normal de ensino, cujas aulas tiveram início no passado dia 1 de Março do ano em curso. Segundo Zoila Mumbepia, a ideia é transformar o espaço numa escola de Ensino Primário, já no início do próximo ano lectivo, dada a necessidade da comunidade.

No entanto, o desafio maior passa por aumentar mais o tempo de aprendizagem dos estudantes, passando a funcionar durante os períodos da manhã e da tarde, o que vai permitir alargar o número de pessoas beneficiadas para 150, entre crianças e adultos, contra os 75 que se previa inicialmente. O projecto escolar no bairro Camalaia, Cunje, segundo Zoila Mumbepia, permitiu dar trabalho fixo para três jovens residentes naquela localidade.

 "A ideia é incluir mesmo o pessoal local dentro do serviço. Os professores que estão a leccionar no projecto, foram mesmo seleccionados a partir da comunidade. São pessoas que conhecem melhor a realidade local e têm o domínio da língua dos habitantes. O nosso objectivo é que a comunidade se identifique com a sua realidade”, diz orgulhosa. A comunidade vai beneficiar, ainda nos próximos meses, de uma cozinha comunitária, com estimativa de proporcionar refeições para mais de 150 pessoas daquela localidade.

Uma Mulher realizada

Apesar de ter vários projectos em carteira, Zoila Mumbepia confessou, que já se sente uma mulher realizada, por tudo que alcançou. "Sinto-me uma mulher muito realizada e feliz, pela minha casa, família, filhos, empresa, e por tudo que consegui alcançar. Muitas das coisas que realizei até aqui, não foram planificadas. Aconteceram de forma natural, pela graça e obra de Deus”, diz sorridente.

O seu maior desejo, assegura, é continuar a crescer, principalmente na área da Acção Social, ajudando as pessoas necessitadas. Zoila Mumbepia afirma, por outro lado, que conciliar a vida profissional com as responsabilidades domésticas, não tem sido fácil. Todavia, diz ela, conta com a ajuda de uma equipe de trabalho competente e comprometida, o que lhe possibilita lidar com todos os seus afazeres.

"Um dos segredos que me permite ter êxitos de forma geral, é contar com uma grande rede de apoio, com pessoas capacitadas e comprometidas com o trabalho e que entendem o meu propósito e a causa. No começo tinha de estar permanentemente, mas hoje já não preciso estar constantemente a fiscalizar. Posso estar ausente por semanas e as coisas funcionam normalmente”, salienta.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade