A criação do Pólo de Desenvolvimento da Caála, no Huambo, vai conferir a província o resgate de estatuto de segundo parque industrial do país.
Segundo realça um documento do Ministério da Indústria, a que o JE teve acesso, a vocação industrial da província do Huambo, aliada às potencialidades agrícolas e à qualidade de trabalho do seu povo, constituem uma base sólida para atrair investimento privado significativo, que pode engrandecer e fortalecer os índices económicos da província.
A fonte sublinha que o Pólo da Caála é uma infra-estrutura fundamental para o renascimento económico, inserido na visão do Executivo, como a principal base do desenvolvimento da indústria transformadora em Angola, à luz Plano Nacional de Desenvolvimento.

Benefícios

O normal funcionamento do Caminho-de-ferro de Benguela associado ao porto Comercial do Lobito são realizações que colocam o Huambo num dos eixos estratégicos mais importantes para a diversificação da economia nacional.
Para o Ministério da Indústria, a iniciativa privada desempenha um papel preponderante na meta do Governo, que visa o fortalecimento da economia nacional por via das actividades de desenvolvimento do sector industrial.
A candidatura para a aquisição dos títulos provisórios no Pólo de Desenvolvimento Industrial da Caála é feita mediante a apresentação de projectos e identificação dos investidores.
Prevê-se a instalação de várias unidades fabris, com realce para as ligadas ao sector da construção civil, alimentação e agro-pecuária.