A classe empresarial está expectante e disposta a investir nos Pólos de Desenvolvimento Industriais que estão a ser criados em quase todo o país, segundo garantiu o presidente do Conselho de Administração da ADA- Aceria de Angola, Georges Choucair.
Em declarações ao JE, o gestor da empresa ligada ao ramo da siderurgia, destacou que os pólos industrias contribuem para a diversificação da economia, bem como na industrialização do país.
“Com estes espaços, teremos mais indústrias, empregos, produção e consequentemente estabilidade económica”, destacou.
Georges Choucair revela que os ganhos destes projectos alargam-se também na diminuição das importações, já que vai criar bases sólidas para o aumento da produção interna e o excedente poderá ser exportado.
“Com estas infra-estruturas, cria-se um círculo que poderá dinamizar a economia, por que serão instaladas diversas fábricas, que vão produzir bens e serviços, não só para o mercado nacional, como também para a exportação”, advertiu, depois de frisar que para “nós como produtores de varão de aço precisamos de sucatas. Com estes pólos, o mercado terá várias indústrias, e conseguiremos a curto e médio prazo matéria-prima proveniente destas fábricas”.
O gestor revelou que o mercado siderúrgico tem ressentido por falta de matéria-prima (sucata), o que tem contribuído para a redução da produção.

Aposta

A ADA- Aceria de Angola é a maior unidade industrial siderúrgica no mercado nacional, vocacionada para a produção de varão de aço, cuja inauguração aconteceu em 2015, num investimento de 340 milhões de dólares.
A unidade fabril está instalada na Barra do Dande, na província do Bengo, com capacidade para produzir 500 mil toneladas por ano, e conta com uma mão-de-obra composta por 660 trabalhadores, maioritariamente jovens angolanos.
Recentemente, o Ministério da Indústria anunciou que vai elaborar um estudo nos próximos tempos, para determinar a quantidade de sucata existente no país.
O que se pretende é encontrar um equilíbrio entre os preços a serem praticados pelos industriais e pelas siderurgias de sucatas.