A criação de acções e projectos virados para o melhoramento da qualidade de vida das populações, através do acesso à água potável, energia eléctrica e ao saneamento básico, devem ser prioridades dos responsáveis da administração local do Estado, afirmou o governador do Cuanza-Norte, José Maria Ferraz dos Santos.
Durante a abertura da conferência provincial de quadros, acto realizado no Cine Ndalatando, com o propósito de relançar o desenvolvimento dos municípios, a par da identificação de quadros e técnicos, com vista a potenciar as administrações, o governante chamou a atenção dos quadros da administração local, no sentido de se despirem de complexos e trabalharem para o progresso da província.

Criar sinergias
José Maria Ferraz dos Santos incentivou também os quadros a mobilizarem sinergias focadas para o desenvolvimento, medida que visa a melhoria da qualidade de vida das populações.
Com a realização da conferência de quadros, o governo do Cuanza-Norte, revelou, “recoloca o homem no centro do debate, concedendo a primazia dos factores de desenvolvimento”.
Na sua opinião, os debates da conferência acabam por elevar o papel do “homem como factor decisivo das metas” a alcançar numa perspectiva de governação integrada e participativa.
Reconheceu que os municípios se deparam com imensos problemas, nomeadamente a falta de infra-estruturas de desenvolvimento e de quadros capazes de interpretarem os eixos programáticos conducentes ao crescimento.
Por essa razão, acrescentou, o centro dos debates está virado a favor do desenvolvimento local e das comunidades.