O Presidente da República, João Lourenço, partiu ontem de Luanda para Joanesburgo, África do Sul, onde vai participar na décima Cimeira dos BRICS, convidado pela liderança do grupo de países.
Estão confirmadas já as participações, nesse evento, dos presidentes da África do Sul, do Brasil, da China e da Rússia, designadamente Cyril Ramaphosa, Michel Temer, Xi Jinping e Vladimir Putin, além do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.
Em Joanesburgo, o Presidente João Lourenço poderá manter encontros com o homólogo russo, Vladinir Putin, e com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Foram convidados igualmente para a reunião os presidentes da Namíbia, Hage G. Geingob, do Gabão, Ali Bongo Ondimba, do Senegal, Macky Sall, do Uganda, Yoweri Kaguta Museveni, do Togo, Faure Essozimna Gnassingbe, e do Rwanda, Paul Kagame, além de todos os chefes de Estado e de Governo da SADC.
Brics é o grupo dos cinco países emergentes com fortes indicadores para atingir o crescimento económico no curto e médio prazos.