Capacitação Gestão para jornalistas
Um grupo de jornalistas angolanos participa, desde segunda-feira última, em Luanda, numa acção formativa sobre “Gestão da Mídia Impressa”. O curso que hoje termina está a ser orientado pelo professor moçambicano Eduardo Namburete, ligado ao Instituto Sol Plaatje (SPI) da Universidade de Rhodes da África do Sul.
Segundo o prelector, a formação tem por objectivo expor aos participantes sobre os mais recentes conhecimentos sobre “gestão da mídia impressa”, baseados em pesquisas actuais que contextualizam, explicam e analisam as rápidas mudanças que se operam no sector e oferecer aos participantes oportunidades que conduzam à reflexão de como enfrentarem essas mudanças e sobreviver num mercado cada vez mais competitivo.
O programa de formação por este instituto sul-africano foi lançado em 2002 e mais de cinco mil profissionais de países africanos já se beneficiaram. Coube desta vez, a profissionais da Empresa Edições Novembro, Angop, Novo Jornal e “O País”. Estruturado em cinco Módulos, estão a ser leccionadas matérias sobre Gestao da Midia e Liderança, Gestão de Equipas, Gestão dos Departamentos Editoriais e Conteúdos Noticiosos, Gestão da Independência Editorial e Ética, Gestão de Publicidade e Marketing e Gestão da Distribuicão e Gestão de Orçamento.