Membros do Governo, deputados e demais individualidades participam, quarta-feira, na Escola Nacional de Administração, num seminário enquadrado no ciclo de palestras sobre a “Eficiência e Eficácia no Sector Empresarial: O Que Fazer?”.

Iniciado no dia 6 de Abril, com uma abordagem sobre os Ministérios da Economia e das Finanças, o ciclo de palestras encerra no dia 17 de Julho, com a apresentação de responsáveis seniores da Nova Cimangola e Odebrecht.

Quarta-feira é a vez dos presidentes e membros dos Conselhos de Administração da Gesterra e da Aldeia Nova falarem das suas empresas. A palestra tem como moderador o engenheiro agrónomo Fernando Pacheco.

A Gesterra e o Projecto Aldeia Nova, que estão a ser desenvolvidas na localidade de Pungo a Ndongo, em Malanje, e no Waco Kungo, no Kwanza-Sul, são consideradas duas experiências de sucesso no sector agro-pecuário.

Com periodicidade quinzenal, as palestras visam abordar questões que permitam reduzir o impacto, na óptica das empresas, da crise económica e financeira mundial sobre a economia angolana, reflectir sobre valores e critérios de gestão das empresas.

Os organizadores procuram também identificar condições para a diversificação da economia nacional e apresentar modelos que estimulem as boas práticas de gestão empresarial.

Na segunda quinzena de Abril, representantes seniores dos Ministérios da Indústria, Agricultura, Transportes e das Obras Públicas apresentaram as suas comunicações sobre a eficiência e eficácia empresariais.

O ciclo de palestras reserva, ainda, comunicações de representantes do Porto de Luanda e dos Caminhos-de-Ferro de Benguela, no dia 21 de Maio, da Edel e Epal, 5 de Junho, e da Sonangol e Endiama, no dia 19 de Junho.

Os presidentes dos conselhos de administração do Banco Bic e do BAI vão apresentar as suas ideias sobre eficácia e eficiência nas suas empresas no dia 3 de Julho, com a moderação de Cruz Lima, da Comissão de Mercado de Capitais.