Os agentes económicos da província do Bengo poderão ver reduzidos os seus constrangimentos relativos ao pagamentos das obrigações tributárias com o alargamento dos serviços da repartição fiscal de Caxito.
Localizada na província do Bengo, a Repartição Fiscal atende os municípios do Dande, Dembos Quibaxe, Pango Aluquém, Nambuangongo e o Bula Atumba e dispõe de 83.273 contribuintes.
No âmbito das suas atribuições, o órgão procede a emissão do Número de Identificação Fiscal (NIF), para singular (Pessoa individual) e colectivo (Empresas e Associações).
A entidade emite ainda o NIF do tipo “7” específicos para as Instituições de Utilidade Pública, bem como assegura a efectivação prática da arrecadação de receitas em toda a circunscrição geográfica sob sua jurisdição.
A Repartição Fiscal dispõe de duas áreas, nomeadamente a Secção de Cadastro e Arrecadação de Receitas e a Secção de Legislação e Fiscalização Tributária.
A nível da Secção de Arrecadação, encontram-se a funcionar o Front Office anexo à área de liquidação de Impostos, do Cadastro de Contribuintes e Expediente. A área de Expediente tem como missão garantir a gestão do fluxograma de expedientes que entram e saem da RF.
Na Secção de Legislação e Fiscalização Tributária são prestados os serviços de Execuções Fiscais, Auditoria Contábil, Património e o Plantão Fiscal.
O Plantão Fiscal, é uma área da RF que confere aos contribuintes, informações sobre a situação fiscal, a emissão de Notificação de Cobrança por incumprimento
de determinada obrigação fiscal.