Ao dissertar sobre “A importância do empreendedorismo”, no âmbito do programa de diversificação da economia nacional, a professora de empreendedorismo da referida escola, Júlia Irene Loth, disse que o plano de negócios é um documento que espelha, em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado.
 Referiu que a utilização de planos estratégicos de negócio é um processo dinâmico, sistemático, participativo e contínuo, para determinar objectivos e estratégias da organização.
 Estes  pressupostos  constituem instrumentos relevantes para lidar com as mudanças do meio ambiente interno e externo, contribuindo para o sucesso desejado.
Júlia Irene Loth esclareceu ainda aos estudantes que o empreendedorismo é uma ferramenta que concilia a estratégia com a realidade empresarial, utilizado para comunicar o conteúdo dos investidores, podendo decidir-se e aplicar recursos ao empreendimento que quer implantar.
Por sua vez, o presidente da Câmara de Comércio e Indústria do Moxico, Frederico Lucas, intervindo no acto, defendeu a necessidade da formação académica e profissional dos jovens, contribuindo para o desenvolvimento social e económico da província.