O embaixador de Angola acreditado na República do Congo Brazzaville, Vicente Muanda considerou, na cidade de Cabinda excelentes, as relações entre os dois países e disse haver medidas concretas que têm vindo a reforçar os laços de amizade entre os dois povos.
Segundo o diplomata, essas relações vão se estreitando cada vez mais, sobretudo com a realização de encontros bilaterais ao mais alto nível.
Em declarações à imprensa, realçou o clima de boa vizinhança entre a província de Cabinda e os departamentos (províncias) de Kouilou, Ponta-Negra e Niari (Congo Brazaville).
O diplomata, que terminou quarta-feira uma visita de três dias a Cabinda, disse ter aproveitado a missão para aprofundar as relações e inteirar-se, junto do governador local e membros da sub-comissão de Defesa e Segurança Fronteiriça da implementação de alguns acordos conjuntos.
No breve encontro mantido com os membros da sub-comissão de defesa e segurança fronteiriça, no Quartel do Comando da Região Militar Cabinda, o diplomata disse ter sido informado sobre questões ligadas à implementação dos protocolos conjuntos.
Esses instrumentos visam o reforço da cooperação, nos domínios da vigilância e segurança das fronteiras, combate à imigração ilegal e aos crimes fronteiriços, o tráfego de seres humanos e contrabando de combustíveis.
A questão da livre circulação de pessoas e bens para ambos os lados, do exercício do comércio fronteiriço nos mercados junto das fronteiras comuns, da troca de experiências nos domínios económico, desportivo e cultural foi igualmente analisada.