Um acordo geral de cooperação no domínio do comércio será rubricado entre os governos angolano e norte americano nos próximos dias, informou neste sábado, à Angop, a embaixadora de Angola nos Estados Unidos de América, Josefina Diakité.

O anuncio foi feito à propósito da visita que o ministro das Relações Exteriores de Angola, Assunção dos Anjos, efectuará brevemente aos Estados Unidos da América, onde deverá encontrar-se com membros da administração de Barack Obama, incluindo a secretária de Estado Hilary Clinton.

A diplomata afirmou que o acordo permitirá o aprofundamento das relações comerciais entre os dois países.

Segundo disse, a visita do ministro Assunção dos Anjos "representa um passo importante do Governo angolano no sentido de aproximar-se a administração de Barack Obama para aprofundar os laços existentes".

Classificou de excelentes as relações existentes até ao momento entre os dois países, augurando que a mesma atinja maior patamar, tendo em conta o posicionamento internacional dos dois países.

Nos EUA, Assunção dos Anjos manterá encontros com responsáveis dos sectores dos transportes, comércio, tesouro, energia, de agências do Governo e do congresso norte americano.

Angola e os Estados Unidos já cooperam no sector da saúde, energético, consolidação da democracia, entre outras áreas.