Um workshop sobre a implementação da “Janela Única do Comércio Externo” para Angola congrega em Luanda, a 6 de Dezembro, no anfiteatro do Ministério das Finanças, responsáveis dos departamentos ministeriais que intervêm na cadeia do Comércio Externo e operadores económicos.
Organizado pela Administração Geral Tributária (AGT), enquanto órgão tutelado pelo Ministério das Finanças com a missão de modernizar e reestruturar os serviços prestados aos contribuintes e, além de potenciar a arrecadação de receitas não petrolíferas, apoiar a diversificação da economia, o workshop vai ser desenvolvido por peritos da empresa Unis Software System Co. Ltd.
Com experiência reconhecida em matéria de “Janela Única”, o perito convidado da Unis Software System Co. Ltd desempenhou, por 10 anos, a função de director executivo da Crimsonlogic Pte Ltd, a primeira empresa a criar e a implementar, a nível mundial, o conceito de “Janela Única de Comércio Externo”.
Dos diversos departamentos ministeriais, participam no evento quadros dos ministérios do Comércio, Transporte, Agricultura e Florestas, Saúde, Indústria, Pescas e do Mar, Interior, Petróleo e Minas, das Relações Exteriores, da Economia e Planeamento, do Banco Nacional de Angola (BNA), do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade da Informação e Associações Empresariais e despachantes, transitários, agentes de navegação, exportadores e importadores.
A AGT é o organismo que tem por missão fundamental propor e executar a política tributária do Estado, assegurando o seu integral cumprimento, administrar os impostos, direitos aduaneiros e demais tributos que lhe sejam atribuídos, bem como estudar, promover, coordenar e executar as políticas do sistema tributário.