O Banco Nacional de Angola (BNA) disponibilizou nesta quarta-feira (02 de Maio), um montante total de 25 milhões de euros, tendo beneficiado, 14 bancos dos 29 autorizados.

No leilão os bancos BAI, BNI e Atlântico (BMA) ficaram com 41,5 por cento do total disponibilizado, mais de 10 milhões de euros.

Segundo a nota de imprensa, publicada no site do BNA, do valor disponibilizado foram colocados no mercado primário para importação de viaturas de transporte de carga e de passageiros. A taxa de câmbio média ponderada foi de 275,337 kwanzas por euro, com depreciação de 0,757 por cento, passando a vigorar a tabela de câmbios que se anexa.

Na sessão, o banco BAI foi o maior beneficiado tendo ficado com 4.375 milhões de euros, que representa 17 por cento do montante.

Os bancos BNI e atlântico ficaram com cerca 3.500 e 2.500, milhões de euros, respectivamente. Beneficiaram igualmente do leilão os bancos Finibanco, Banco comercial do Huambo (BCH) e Banco de Crédito do Sul (BCS), com mais de dois milhões de kwanzas cada.