A necessidade de uma maior regularidade na actividade de fiscalização e inspecção do sector mineiro com envolvimento directo dos governos provinciais, consta das recomendações do 5º seminário regional sobre os recursos minerais e comercialização de derivados do petróleo realizado na passada quarta-feira, em Caxito, província do Bengo. No comunicado final, os participantes defendem a melhoria dos mecanismos de articulação entre o Ministério dos Recursos Minerais e Petróleo e os governos provinciais na solicitação e outorga dos direitos mineiros.

NA ZEELB

Firmas serão privatizadas
O presidente do Conselho de Administração do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), Walter Barros, anunciou que o Estado vai privatizar todas empresas instaladas na Zona Económica Especial Luanda-Bengo. O responsável, que fez estas declarações durante o fórum sobre Mercado de Capitais, promovido pela Media Rumo, disse que do leque das empresas a serem privatizadas consta as fazendas do Estado e as infra-estruturas hoteleiras, construídas no âmbito do CAN.

LUTO

Faleceu Gomes Cardoso, antigo director Nacional do Comércio
O antigo director Nacional e também vice-ministro do Comércio, Gomes Cardoso, faleceu na última quarta-feira, em Lisboa, vítima de doença. Na nota de condolências chegada à redacção do JE soube-se que o funeral ocorre em data e local por indicar, oportunamente.